Lance de bola parada passou a ser visto como oportunidade de gols e equipes inglesas tem apostado na estratégia
O arremesso lateral voltou a ser tendência no futebol inglês e a atual temporada tem confirmado o lance de bola parada como uma arma de ataque. Cada vez mais times da Premier League tem apostado no arremesso longo, em direção a grande área, para gerar caos e oportunidades de gol – dos gigantes Liverpool e Arsenal ao modesto e inovador Brentford – lateral de ataque já virou moda.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
O tempo de bola rolando na Premier League diminuiu. Nas últimas temporadas, foi possível confirmar escanteios como jogadas ofensivas muito bem trabalhas pelas equipes. O principal retrato é o Arsenal de Mikel Arteta. A cada cobrança na bandeirinha, a torcida se levanta.
Na atual temporada, a moda virou o arremesso lateral longo. De acordo com os dados da Opta, foram 130 lançamentos de lateral em direção a área nas 40 primeiras partidas inglesas – uma média de 3,3 lançamentos por jogo, pouco mais que o dobro da última temporada (1,5).
Brentford é o maior inovador dos laterais ofensivos na Premier League – Divulgação / Brentford
Bournemouth e Brentford lideram o quesito na Premier League, com 14 lançamentos cada. O time de Londres, inclusive, é um dos principais responsáveis por transformar a bola parada e arma ofensiva no campeonato inglês. Os Bees encaram até o tiro de meta como uma oportunidade de bola parada.
O técnico Thomas Frank era o responsável por adotar a estratégia no Brentford, junto a Keith Andrews, então técnico especialista em bola parada. Thomas Frank foi para o Tottenham na atual temporada e Keith assumiu o comando principal dos Bees – dando sequência ao trabalho.
Crystal Palace, Chelsea, Fulham e Woverhampton são outros times que apostam no lançamento de lateral como arma. Atual campeão, o Liverpool também tem adota o lateral como estratégia de ataque, assim como o Arsenal de Arteta.
Expectativas de gol por laterais desde 2021
Brentford – 21.47
Nottingham Forest – 5.49
West Ham – 3.92
Crystal Palace – 3.54
Aston Villa – 2.89
Naturalmente, com lances de bola parada cada vez mais na moda, o tempo de bola rolando diminui. Na Premier League, a atual temporada apresenta quase 3 minutos a menos de jogo em disputa do que em relação a temporada anterior (54 minutos x 57 minutos). Em compensação, os acréscimos aumentaram, mesmo com a recomendação da Federação Inglesa de diminuir.
Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias. Acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app