Sampaoli, Zubeldía e Caixinha surgem como principais candidatos após recusa do português Carvalhal; interino dirige o Galo diante do Vitória
O Atlético Mineiro iniciou a busca por um novo treinador após a saída de Cuca, de 62 anos, confirmada na manhã desta sexta-feira, 29 . O desligamento ocorreu após reunião com o CSO (Chief Sports Officer) do clube, Paulo Bracks, e o diretor de futebol, Victor Bagy.
A primeira tentativa do Galo foi no português Carlos Carvalhal, de 59 anos, mas o técnico recusou a investida, de acordo com o ge. Livre no mercado desde maio, quando deixou o Braga, Carvalhal informou que pretende seguir na Europa.
Na última temporada, ele comandou a equipe portuguesa em 50 partidas, conquistando 28 vitórias e brigando pelo título nacional até a reta final, além de chegar às semifinais da Taça da Liga e às quartas de final da Taça de Portugal.
Jorge Sampaoli: o argentino divide opiniões na direção devido ao fim turbulento de sua passagem anterior. Entre 2020 e fevereiro de 2021, Sampaoli comandou o Galo em 45 jogos, com 26 vitórias, 9 empates e 10 derrotas, conquistando o Campeonato Mineiro de 2020 e garantindo vaga direta na Libertadores. A saída repentina para o Olympique de Marseille, mesmo com contrato até o fim do ano, deixou mágoas em BH.
Jorge Sampaoli é uma das opções livres no mercado. Foto: Bruno Cantini/Atlético
Pedro Caixinha: visto como opção de projeto a longo prazo, mas sem consenso se teria impacto imediato. O português de 54 anos comandou o Red Bull Bragantino entre 2023 e 2024 e teve rápida passagem pelo Santos no início de 2025, com apenas 16 jogos.
Pedro Caixinha está livre no mercado. Raul Baretta / Santos FC
Luis Zubeldía: o argentino deixou o São Paulo em junho, durante a pausa para o Mundial de Clubes. Aos 44 anos, já sinalizou estar aberto a conversar com o Atlético. Campeão da Copa Sul-Americana de 2023 com a LDU, sobre o Fortaleza, é visto como alguém capaz de dar resposta rápida ao elenco.
Luis Zubeldia está sem clube desde que deixou de comandar o São Paulo. VICTOR FROES/ESTADÃO
Outros nomes livres no mercado, como Ramón Díaz e Pedro Martins, também aparecem como possibilidades caso as negociações iniciais não avancem. Tite era outro nome cotado, mas o ex-treinador da seleção brasileira e do Flamengo segue afastado da profissão, pois vem enfrentando problemas de saúde. Ele passará por uma cirurgia para colocação de uma prótese no joelho em setembro.
A diretoria pretende anunciar o substituto de Cuca até o fim de semana, aproveitando a Data Fifa (1 a 9 de setembro) para iniciar o novo trabalho já na segunda-feira, 1.
Enquanto isso, o Galo será comandado interinamente por Lucas Gonçalves, auxiliar fixo do clube, no duelo contra o Vitória, neste domingo, 31, pelo Brasileirão, no Barradão. Após a pausa, o time tem o clássico decisivo contra o Cruzeiro, no dia 11, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, na ida, perdeu por 2 a 0, na Arena MRV.
Cuca encerrou sua quarta passagem pelo Atlético-MG com 47 jogos: 22 vitórias, 13 empates e 12 derrotas, alcançando 56% de aproveitamento. Neste período, conquistou o Campeonato Mineiro de 2025, seu sexto estadual pelo clube, reforçando o status de técnico mais vitorioso da história atleticana.
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app