Com 16 e 17 anos, novos prodígios estreiam em clubes de peso e começam a escrever suas histórias no Velho Continente; conheça
O futebol europeu vem apresentando os novos prodígios nascidos 2008 e 2009 nas principais ligas do futebol europeu. Clubes como Paris Saint-Germain, Bayern de Munique e Arsenal têm cada vez mais apostado em garotos com menos de 18 anos, dando oportunidades no elenco profissional ainda na adolescência.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
A tendência fica clara com mais estreias de jogadores jovens já na temporada atual, mostrando o investimento das equipes em revelar novas estrelas. Neste cenário, nomes como Brian Madjo (Metz), Rudy Matondo (Auxerre), Alexis Vossah (Toulouse), Francesco Camarda (Lecce), Lennart Karl (Bayern), Ibrahim Mbaye (PSG), Maxima Goffi (Lille) e Tylel Tati (Nantes).
A PLACAR reuniu os principais nomes dos clubes da europa contando o início de sua história:
Dowman é considerado um dos principais prodígios do mundo – Reprodução/Instagram
O jovem armador inglês vem sendo tratado como um prodígio desde os sub-18 do Arsenal, onde estreou com apenas 13 anos. Em 2025, com apenas 15, Dowman foi integrado aos treinos do time profissional e estreou oficialmente na Premier League contra o Leeds aos 15 anos e 235 dias.
Brian Madjo atuando pelo Metz – Reprodução/Instagram
Atacante nascido na Inglaterra e naturalizado luxemburguês, vem sendo destacado pelo físico e velocidade no ataque. Estreou no time principal aos 16 anos.
Matondo é promessa do Auxerre – Reprodução/Instagram
Volante francês de origem congolense, vem chamando atenção por sua rápida evolução. Ele ingressou no Auxerre em 2023 e, em abril de 2025, Matondo fez sua estreia profissional na vitória sobre o Rennes, tornando-se um dos atletas mais jovens a atuar pelo clube na Ligue 1.
🇫🇷 Alexis Vossah a effectué ses débuts avec l'Equipe de France U16 en octobre dernier lors de la double confrontation contre le Pays de Galles. https://t.co/SSnZ1lo9Sp
— EspoirsduFootball (@EspoirsduFoot) March 10, 2024
Meio-campista franco-togolês conhecido pela visão de jogo, Vossah estreou no time profissional do Toulouse em agosto de 2025, tornando-se rapidamente um destaque da equipe.
Camarda é considerado um futuro artilheiro na Itália – Reprodução/Instagram
Atacante italiano que foi “joia” da base do Milan e hoje joga emprestado no Lecce, Camarda é considerado um fenômeno. Seu currículo de goleador nas categorias de base é impressionante: foram mais de 485 em 89 jogos pelos times de base do Milan, um feito que lhe rendeu reconhecimento internacional.
Karl já foi campeão pelo Bayern na Supercopa – Reprodução/Instagram
Meia-atacante alemão de 17 anos, Karl tem sido alvo de comparações a estrelas do futebol germânico pela sua inteligência em campo.
Mbaye já é campeão da Champions League – Reprodução/Instagram
Atacante francês revelação da base do Paris Saint-Germain, Mbaye viveu um início de carreira meteórico em 2024. Na pré-temporada, impressionou o técnico Luis Enrique, em um amistoso contra o Sturm Graz, ele marcou o primeiro gol do PSG na temporada e foi elogiado pelo treinador.
Maxima Goffi atua pelo Lille – Reprodução/Instagram
Zagueiro francês que subiu pelas categorias de base do Lille, Goffi passou a figurar no time profissional em agosto de 2025. Ele estreou na primeira rodada da Ligue 1 2025/26 contra o Brest com apenas 17 anos e 6 meses, tornando-se o quarto jogador mais jovem a estrear pelo Lille na liga nacional neste século.
Tyler vem jogando profissionalmente pelo Nantes – Reprodução/Instagram
Zagueiro francês de origem congo-senegalesa, Tati é outra promessa que estreou na temporada 2025/26. Ele foi chamado ao elenco profissional do Nantes e, em 17 de agosto de 2025, entrou como titular numa partida contra o PSG, aos 17 anos.
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app