• Escudo Atlético-MG
  • Escudo Bahia
  • Escudo Botafogo
  • Escudo Ceará
  • Escudo Corinthians
  • Escudo Cruzeiro
  • Escudo Flamengo
  • Escudo Fluminense
  • Escudo Fortaleza
  • Escudo Grêmio
  • Escudo Internacional
  • Escudo Juventude
  • Escudo Mirassol
  • Escudo Palmeiras
  • Escudo RB Bragantino
  • Escudo Santos
  • Escudo São Paulo
  • Escudo Sport
  • Escudo Vasco
  • Escudo Vitória

Placar

PLACAR de agosto destaca Robinho Jr. e crise política no Corinthians

Revista PLACAR do mês já está disponível em versão digital e chega às bancas no dia 15; garanta a sua

Publicado por: Redação em 11/08/2025 às 11:56 - Atualizado em 11/08/2025 às 12:28
PLACAR de agosto destaca Robinho Jr. e crise política no Corinthians
Capa da edição 1526, de agosto de 2025 - PLACAR

A revista PLACAR de agosto de 2025 já está disponível. A edição 1526 tem reportagens especiais sobre Robinho Júnior, prodígio do Santos, e a crise política e financeira do Corinthians, como destaques de capa.

A versão digital já está disponível para assinantes (clique aqui e vire membro) e a versão física chega às bancas de todo o país a partir da próxima sexta-feira, 15.

O repórter Klaus Richmond traçou o perfil de Robinho Jr., o jovem de 17 anos que já recebe suas primeiras chances como profissional do Santos, cercado por expectativa da torcida e pela sombra do pai, ídolo do clube preso por estupro.

A reportagem ouviu diversas fontes ligadas a Robinho Jr, incluindo o primeiro treinador do garoto e uma ex-assistente social do Peixe, e mostrou como o atacante, considerado um autodidata por pessoas próximas a ele, vem sendo blindado pela diretoria e apadrinhado por Neymar. Richmond ainda conta por que o habilidoso jogador, antes tratado como “Juninho”, preferiu adotar nome e número do pai, que cumpre pena na penitenciária de Tremembé desde março de 2024.

Robinho Jr. é destaque da PLACAR de outubro – Reprodução/Placar

A confusão envolvendo a presidência e as finanças do Corinthians ocupa 10 páginas da edição. Para narrar essa história, convocamos um placariano ilustre – e um dos jornalistas mais bem informados sobre o dia a dia do Timão: Ricardo Perrone, que passou pela revista entre 2009 e 2010. Perrone assina com o repórter Enrico Benevenutti a reportagem especial.

Com direito a uma releitura da capa S.O.S Corinthians, de 1987 (leia mais abaixo na carta ao leitor), a matéria traz bastidores da crise que culminou no impeachment do presidente Augusto Melo.

SOS Corinthians mostra como o clube mais popular do Brasil vive situação delicada - Reprodução/Placar

SOS Corinthians mostra como o clube mais popular do Brasil vive situação delicada – Reprodução/Placar

A edição segue com uma entrevista exclusiva com Romarinho, novo reforço do Vitória, feita pelo repórter André Avelar. Aos 35 anos, consagrado no futebol do Oriente Médio, ele quer repetir em Salvador a sua sina de decidir jogos grandes e virar xodó da torcida.

Romarinho no 'Pelô': novo reforço já estreou pelo Vitória - Reprodução/Placar

Romarinho no ‘Pelô’: novo reforço já estreou pelo Vitória – Reprodução/Placar

Outras duas reportagens aprofundadas fazem jus às tradições de PLACAR. Os repórteres Guilherme Azevedo e Heloísa Vasilian mergulharam nas estatísticas e ouviram especialistas para responder: qual a melhor forma de chegar ao gol com um cruzamento? Por cima, por baixo, no primeiro ou no segundo pau, com uma batida de pé aberto (destro da direita e canhoto da esquerda) ou invertido?

O estudo mostrou quem são os melhores batedores e finalizadores do país e a importância dos cruzamentos, seja de bola rolando ou parada, para as equipes campeãs. O técnico Vanderlei Luxemburgo foi um dos entrevistados para tratar do complexo tema.

Reportagem monstrou qual a melhor forma de chegar ao gol com um cruzamento - Reprodução/Placar

Reportagem monstrou qual a melhor forma de chegar ao gol com um cruzamento – Reprodução/Placar

E o que acontece com o futebol chinês? PLACAR destrinchou a derrocada do esporte no país mais populoso do planeta, cuja seleção nacional masculina novamente fracassou em sua tentativa de retornar à Copa do Mundo, mesmo com número ampliado de vagas.

O repórter Klaus Richmond ouviu jogadores que ainda atuam no país e o jornalista Ubiratan Leal, dos canais ESPN, que nos ajudou a explicar como, mesmo depois de uma era de contratações e salários astronômicos, o futebol na China vive grave crise esportiva e financeira.

Chamada de 'Novo Eldorado', o futebol chinês já não é mais o mesmo - Reprodução/Placar

Chamada de ‘Novo Eldorado’, o futebol chinês já não é mais o mesmo – Reprodução/Placar

A edição conta ainda com um perfil do atacante brasileiro Rafael, ídolo no Vietnã, os vencedores do concurso de fotografia do Museu do Futebol, trecho de um livro de Alcino, ídolo do Remo, o Time dos Sonhos do ex-zagueiro Luisão e uma coluna do ex-atacante Bebeto, herói do tetra em 1994.

Carta ao leitor:

O futebol é terreno fértil para noções equivocadas sobre revoluções e ineditismos. De tempos em tempos, jogadores, treinadores ou equipes são exaltados como precursores de um estilo, pais de determinada jogada ou estratégia. Sem olhar para o retrovisor, tudo tende a parecer histórico, inovador, uma eterna sequência de quebra de paradigmas. O uso ou desuso de pontas ou volantes, por exemplo, é alvo de debate em nossas páginas desde os primórdios de PLACAR, na década de 1970. Mas, como cantava Cazuza, o tempo não para, e constantemente vemos o futuro repetir o passado, para o bem ou para o mal.

Uma das reportagens da edição que você tem em mãos é uma releitura da capa da edição 883, de maio de 1987, que estampava: S.O.S. Corinthians. Na época, porém, o grito de socorro era, essencialmente, esportivo. “Último colocado do Campeonato Paulista, há quase 11 horas sem marcar um gol, o alvinegro busca uma saída para sua pior fase em 76 anos de vida”, dizia a reportagem assinada por Carlos Maranhão e Ubiratan Brasil.

Quase quatro décadas depois, o perigo que ronda o Timão extrapola o campo. Afundado em uma dívida bilionária e envolto em caos político com direito a impeachment presidencial, o segundo clube mais popular do Brasil não sai das páginas policiais.

Para narrar essa história, convocamos um placariano ilustre – e um dos jornalistas mais bem informados sobre o dia a dia do Corinthians. Ricardo Perrone, que passou pela revista entre 2009 e 2010, assina com o repórter Enrico Benevenutti a reportagem especial a partir da página 22. Instado a recordar sua matéria favorita, Perrone titubeia. “Teve a do Especial de 40 anos com Pelé e Neymar na capa… e uma in titulada ‘Os Donos da Grana’, também de 2010. Adoro ambas, vou ter que ficar no muro entre essas.”

Enrico Benevenutti e Perrone mergulharam nos bastidores da crise corintiana - Reprodução/Placar

Enrico Benevenutti e Perrone mergulharam nos bastidores da crise corintiana – Reprodução/Placar

O passeio por nosso acervo ao me nos pode servir de bom presságio para a fiel torcida. Dois meses depois da capa S.O.S., PLACAR estampou “O Milagre Corintiano”, destacando a reação da equipe que, com 19 pontos em 22 disputados, deixaria a lanterna e arrancaria até a final daquele Estadual – foi derrotado pelo São Paulo. O buraco hoje é mais embaixo, e, nesse museu de grandes novidades do esporte, as Sociedades Anônimas de Futebol (SAFs) surgem como a solução mais óbvia para o Corinthians e outras agremiações enrascadas financeiramente. Mas a grama dos vizinhos mostra que é possível ter boas e más gestões seja em qual modelo for. O que é preciso é afastar a corrupção e o amadorismo escancarados nas páginas a seguir.

O Time do Povo, como todos os outros grandes clubes, há de se reerguer – e cair, e levantar de novo, afinal, o tempo não para. Mas não pode fechar os olhos ou, pior ainda, terceirizar a culpa dos dirigentes responsáveis pela derrocada do último sul-americano campeão mundial. Nesse caso, é preciso olhar para a frente.

REFORÇO NA ÁREA

Canal repaginado: Alfinete comanda o DEBATE PLACAR - Alexandre Battibugli/Placar

Canal repaginado: Alfinete
comanda o DEBATE PLACAR – Alexandre Battibugli/Placar

Em agosto, a PLACAR ganhou um novo programa e uma contratação de peso. Daniel Peixoto, o irreverente Alfinete, apresenta o DEBATE PLACAR, de segunda a sexta, das 11h às 12h30 (de Brasília). Completam a escalação os comentaristas Fabio Sormani, Leandro Quesada, Isabela Labate e Guilherme Azevedo.

“Teremos opiniões de gerações diferentes dispostas no estúdio. Não queremos só idades, mas, principalmente, ideias diferentes!”, explica o diretor de produção de conteúdo Bruno Neves. A atração promete maior interação com o público e, claro, informação com o selo PLACAR de qualidade. Inscreva-se no canal!

Capa da edição 1526, de agosto de 2025 – Reprodução/Placar

[elementor-template id="311457"]
[elementor-template id="311463"]
Baixar o aplicativo Placar

Baixe nosso aplicativo

Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo

Baixe nosso app