Real Madrid, Barcelona, Inter de Milão e outros gigantes não sabem o que é jogar a segunda divisão; confira a lista
Cair para a segunda divisão é uma mácula na história de vários dos maiores clubes do mundo. No Brasil, só Flamengo e São Paulo nunca jogaram a Série B do Brasileirão. Na Europa, todos os clubes ingleses, além de Manchester United, Juventus, Milan, Bayern de Munique e outros gigantes também já foram rebaixados.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
Alguns casos geram controvérsia, como o do Paris Saint-Germain (ler mais abaixo), enquanto a maior façanha é a do Athletic Bilbao, que em quase 100 anos de Campeonato Espanhol jamais caiu, mesmo contando apenas com atletas do País Basco em seu elenco.
Confira, abaixo, a lista envolvendo as seis maiores ligas da Europa:
(*Conta não inclui clubes promovidos à 1ª divisão nos últimos 10 anos)
Augsburg (desde 2011)
Hoffenheim (desde 2008)
Ver essa foto no Instagram
Apenas dois clubes do Campeonato Alemão nunca fora rebaixados, mas engana-se quem pensa se tratar de Bayern de Munique ou Borussia Dortmund. Todos são casos recentes envolvendo equipes medianas do país:: Augsburg e Hoffenheim, que subiram neste século e nunca caíram.
Um caso polêmico refere-se ao Union Berlin, primeiro clube da antiga Alemanha Oriental a disputar a Champions League. A equipe nunca caiu desde que passou a integrar a Bundesliga, em 2019, mas já havia sido rebaixada no Campeonato da Alemanha Oriental.
O Bayern de Munique, maior campeão alemão com 34 taças, jamais foi rebaixado desde a criação da Bundesliga, em 1963, mas caiu na Oberliga Sud, sua antecessora, em 1955. Além do Bayern, Bayer Leverkusen, Wolfsburg e RB Leipzig foram rebaixados em formatos anteriores da liga nacional, mas seguem ilesos na Bundesliga.
Athletic Bilbao (desde 1928)
Barcelona (desde 1928)
Real Madrid (desde 1928)
Real Madrid e Barcelona nunca foram rebaixados em LaLiga – Pierre-Philippe MARCOU / AFP
Desde a primeira temporada do Campeonato Espanhol (2028/29), vencida pelo Barcelona, apenas o clube catalão, o rival Real Madrid e o Athletic Bilbao jamais foram rebaixados.
O caso da equipe do País Basco chama a atenção especialmente pelo fato de o Athletic não admitir a contratação de estrangeiros (clique aqui e entenda por quê).
Paris Saint-Germain (desde 1974)
Brasileiro Marquinhos é um dos maiores ídolos da história do PSG – Alexandre Battibugli/PLACAR
O caso na França merece um asterisco, pois o maior campeão da Ligue 1 (13 taças) chegou a disputar a Série B. Fundado em 1970 como uma fusão entre o Paris FC e o Stade Saint-Germain, o PSG chegou à elite na temporada 1971/72, mas, apesar de não ter ficado na zona de rebaixamento, teve que novamente se dividir em razão de conflitos internos.
O Paris FC, então, acabou ficando com a vaga na Ligue 1, enquanto o vizinho PSG reiniciou sua trajetória na terceira divisão. O atual campeão europeu só estreou, de fato, na temporada 1974/75 e nunca caiu.
Inter de Milão (desde 1909)
Inter de Milão jamais foi rebaixada na Itália – Gabriel Bouys/AFP
A Serie A italiana existe desde a temporada 1929–30 nos moldes atuais. Antes, de 1898 a 1922, a competição era dividida por regiões.
Apenas a Inter jamais disputou a segunda divisão do Calcio. A maior campeã Juventus (36 taças) e o Milan (19) foram rebaixados em razão de problemas judiciais envolvendo manipulação de resultados – em 2006 no caso da equipe de Turim, e em 1980 e 1982, no da equipe de Milão.
Torcedor do Manchester City sofre com a queda para a terceira divisão em 1999 – ManCity/Divulgação
Em mais de 100 anos de Campeonato Inglês, desde 1888, nenhum clube passou ileso ao rebaixamento. O Arsenal é quem está há mais tempo na primeira divisão, desde 1912, enquanto o Everton é a equipe que mais edições jogou (foi rebaixado pela última vez em 1951).
Entre as atuais potências, o Liverpool foi rebaixado em 1954, e o Manchester United em 1974. O Chelsea caiu em 1988 e o Manchester City chegou a disputar a terceira divisão na virada do século XXI.
Contando apenas a Premier League, disputada desde a temporada 1992/1993, sete clubes nunca caíram: Arsenal, Chelsea, Everton, Liverpool, Manchester United e Tottenham (presentes desde a edição inaugural) Brighton (desde 2017) e Brentford (desde 2021)
Benfica é o maior campeão português com 38 taças – FILIPE AMORIM / AFP
Benfica (desde 1934)
Porto (desde 1934)
Sporting (desde 1934)
A Liga Portuguesa, criada em 1934, jamais contou com uma edição sem um dos três grandes clubes do país.