Novos terceiros kits da MLS celebram a história do futebol norte-americano com homenagens a clubes e culturas locais
A Major League Soccer sempre tenta inovar e celebrar o passado com lançamentos inéditos. A liga americana lançou uma coleção especial de camisas inspiradas em modelos clássicos e momentos marcantes do futebol local. O projeto, chamado de “coleção de arquivos”, tem a Adidas como fornecedora e traz uma nostalgia ao unir passado e presente.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
Alguns designs lembram a história da região, e ao mesmo tempo camisas inspiradas nos seus antigos clubes locais. Os novos mantos não apenas homenageiam camisas icônicas, deixando mais do que um uniforme, mas sobretudo também reforçam suas identidades.
Confira a lista com os clubes e as inspirações por trás das novas camisas:
A camisa faz uma ponte com os anos 1990, não só no futebol, mas também no visual dos times da NFL e cultura country da cidade. Os grafismos em forma de diamantes representam um estilo ousado e típico da década, carregando o espírito vibrante de Nashville.
Camisa nova foi inspirada no passado da cidade de Nashville – Reprodução MLS & Titans NFL
Um dos fundadores da MLS, os Earthquakes buscaram no próprio passado o visual para o novo uniforme. A camisa de 1996, primeiro ano do clube, com faixas e tons marcantes, serviu de base. Um retorno às raízes para um clube que ajudou a moldar a liga desde o início.
Camisa nova foi inspirada na clássica fundação da MLS em 1996 – Reprodução MLS & Football Kit Archive
O “Revs” resgataram o primeiro uniforme da história do clube. Com listras horizontais e a faixa central original, a camisa é um símbolo da fundação da franquia e remete a jogadores lendários que fizeram parte dos primeiros passos do time em 1996.
Camisa nova foi inspirada no clássico time de 1996 – Reprodução MLS & New England Revolution
Antes de existir como Minnesota United, a cidade foi representada pelo Minnesota Kicks em outras ligas inferiores, dos anos 70 e 80. A nova camisa presta homenagem àquele período com a fonte da letra relembrando a passada, com sua retrô e a tradicional tonalidade azul-clara.
Camisa inspirada no Minnesota Kicks, antiga equipe da cidade – Reprodução MLS & RetrOriginalFootball
Referência máxima à era de ouro do clube, com títulos em sequência e jogadores como Etcheverry. A camisa tem linhas pretas no centro, escudo retrô e traz de volta a estética clássica que marcou a primeira dinastia da MLS.
Camisa inspirada na dinastia do DC United na liga americana – Reprodução MLS & Football Kit Archive
Antes mesmo da MLS, o Seattle Sounders já existia. O novo uniforme presta homenagem àquele período com um escudo antigo da orca e detalhes em azul e verde, lembrando o visual que representava o noroeste dos EUA no futebol antes do boom da liga.
Camisa inspirada na antiga equipe com logo de orca – Reprodução MLS & Football Kit Archive
As listras vermelhas e pretas relembram o início da franquia como Dallas Burn. O modelo homenageia o visual usado no final da década de 1990, quando o time tinha uma identidade ligada ao símbolo do fogo. O cavalo, que era simbolo do clube, permanece na camisa soltando chamas pela boca.
Camisa inspirada no Dallas Burn, equipe antiga da cidade – Reprodução MLS & Football Kit Archive
Outro clube fundador da MLS, o Columbus trouxe de volta o tradicional amarelo com detalhes em preto, inspirado no uniforme de estreia em 1996. O design é simples, direto e representa a essência do clube: trabalhador, autêntico e pioneiro. A camisa também aparece com a clássica e antiga logo do clube.
Camisa inspirada na estreia da liga em 1996 – Reprodução MLS & Football Kit Archive
A camisa verde remete à época inicial do clube, antes da mudança para o atual bordô. Usada entre 1996 e 2002, ela simboliza os primeiros passos dos Rapids na liga. Um resgate da cor verde e a antiga logo de montanhas, que havia sido deixado de lado há décadas.
Camisa inspirada nas antigas cores e logo da equipe – Reprodução MLS & Old Football Shirts
A equipe, fundada apenas em 2019, foi buscar inspiração em sua herança local. O manto é inspirado no Carolina Lightnin’, clube da American Soccer League de 1981. A frase “I’ve Been Struck” (Fui atingido) aparece na gola, dando um toque especial ao uniforme, relembrando suas origens.
Camisa inspirada na equipe Carolina Lightnin’ que representava a cidade nacionalmente – Reprodução MLS & Charlotte