Atacante não se apresentou para a pré-temporada e fez pressão para ser negociado; bônus é ponto sensível em tratativas
O atacante Viktor Gyökeres, destaque do Sporting na última temporada, está cada vez mais próximo de ser anunciado como novo reforço do Arsenal. A transferência vem sendo negociada desde junho e colocou o sueco em rota de colisão com o próprio clube português.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
Em junho, o Arsenal apresentou uma proposta de 55 milhões de euros fixos, além de bônus por metas ao Sporting com a finalidade de contratar o atacante sueco. No entanto, o time português recusou a oferta, exigindo pelo menos 60 milhões de euros fixos e uma estrutura de bônus mais realista.
A negociação chegou a travar o agente do atleta, o sueco Hasan Çetinkaya, abriu mão de toda sua comissão, cerca de 7 milhões de euros, para ajudar nas tratativas.
Já início de julho, o Arsenal voltou à mesa com uma oferta de 63,5 milhões de euros fixos e 10 milhões em bônus com o efeito de convencer o Sporting. Ainda assim, o time português considerou que da parcela de bônus, apenas 3 milhões de euros eram atingíveis e a negociação travou.
Diante do impasse, Gyökeres deixou de se apresentar à pré-temporada com o clube português, em atitude interpretada como forma de pressão. Por essa razão, o Sporting iniciou um processo disciplinar contra o atacante.
O presidente do Sporting, Varandas, chegou a comentar a situação: “Se eles não querem pagar o valor justo de mercado por Gyökeres, nós estamos confortáveis em mantê-lo aqui nos próximos três anos. Esta estratégia só deixa a situação mais complicada. Ninguém está acima dos interesses do clube”.
Apesar das dificuldades, Gyökeres já tem acordo verbal com o Arsenal. O atacante sueco aceitou um contrato de cinco anos, com salário líquido próximo a 8 milhões de euros por temporada. O agente do jogador esteve em Londres para finalizar os detalhes da negociação, especialmente a estrutura dos bônus, que ainda é ponto sensível para o Sporting.
Gyökeres chegou ao Sporting em 2023 e, na primeira temporada, entrou em campo 50 vezes: foram 43 gols e 14 assistências. Na última temporada, 2023/24, o atacante sueco conseguiu melhorar ainda mais seus números, tendo jogado 52 vezes: marcando 54 gols e servindo 13 assistências, por consequência garantindo a artilharia do Campeonato Português.
Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias. Acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.