Atacantes brilham por Chelsea e Cruzeiro e aumentam leque de opções para convocações do treinador Carlo Ancelotti; veja concorrentes
Em meio ao início do trabalho de Carlo Ancelotti na seleção brasileira, duas boas notícias surgem para o ataque. Destaques das últimas semanas, João Pedro e Kaio Jorge aqueceram a disputa pela camisa 9, especialmente em meio a uma crise na posição.
Desde a Copa do Mundo de 2022, quando Richarlison somou bons números, o setor está vago. Com a queda de rendimento do “Pombo” e a instabilidade no cargo de treinador, nenhuma peça se estabilizou.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
Assim, especialmente durante o trabalho de Dorival Júnior, uma formação sem centroavante clássico foi testada. No entanto, sem sucesso, a alternativa pode vir a ser recorrer ao “tradicional”, apostando em novas figuras que atravessam bom momento.
A seleção brasileira volta a campo no dia 4 de setembro, contra o Chile, no Maracanã, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Os convocados para esse compromisso também enfrentarão a Bolívia, dia 9, fora de casa.
João Pedro mudou o destino do Chelsea no Mundial – Alexandre Battibugli/Placar
O contratado pelo Chelsea recentemente chegou ao clube inglês em meio ao Mundial de Clubes. E após boa passagem pelo Brighton, precisou de poucos minutos para mudar a história do time londrino no torneio, sendo importante nas quartas de final, decidindo na semifinal e balançando as redes na decisão.
Aos 23 anos, João Pedro foi revelado pelo Fluminense e trocou o Rio de Janeiro pelo Watford. Acumulando experiência na Europa, já soma três partidas pela seleção brasileira principa e, agora, pode voltar a ter oportunidades.
João encerrou a temporada 2024/25 com 35 jogos, 13 gols marcados e sete assistências. Entre suas características, a possibilidade de também poder atuar como segundo atacante ou meia-atacante chama a atenção e dá mais alternativas ao treinador da seleção.
Na temporada
35 jogos, 13 gols e 7 assistências
Pela seleção
3 jogos
Kaio Jorge anotou três gols na goleada do Cruzeiro sobre o Grêmio – Gustavo Martins/ Cruzeiro
Já no caso de Kaio Jorge, os holofotes que ficaram distantes durante o Mundial de Clubes já retornaram com ainda mais força. Artilheiro do Campeonato Brasileiro, o centroavante brilha com o Cruzeiro, com 11 gols em 12 jogos na competição nacional.
O sucesso do centroavante de 23 anos ocorre após passagem apagada pela Itália, onde defendeu Juventus e Frosinone. Desde o ano passado na Toca da Raposa, assumiu a titularidade nesta temporada e deixou Gabigol no banco de reservas.
No último domingo, 13, Kaio anotou um hat-trick em goleada da Raposa sobre o Grêmio. O centroavante, de boa finalização e velocidade, jamais atuou pelo time profissional do Brasil, mas acumula histórico positivo nas categorias de base.
Na temporada
19 jogos, 13 gols e 2 assistências
Pela seleção
Nunca jogou
Endrick
Endrick marcou sete gols na primeira temporada completa pelo Real Madrid – Pierre-Philippe Marcou/AFP
Ainda que sofrendo com problemas físicos recentemente, o jovem atacante do Real Madrid segue no radar da seleção brasileira. Com 18 anos, o centroavante marcou sete gols em cerca de 845 minutos (divididos em 37 jogos) na última temporada.
O ex-Palmeiras tem 14 jogos pela seleção brasileira, sendo apenas dois como titular. Ainda assim, balançou a rede três vezes e, quando recuperado, pode vir a ser lembrado por Carlo Ancelotti, com quem trabalhou no clube espanhol.
Matheus Cunha
Matheus Cunha é o novo camisa 10 do Manchester United – Reprodução/Manchester United
A nova aposta do Manchester United para a temporada 2025/26 também pode ser um respiro para a seleção brasileira. Destaque do Wolverhampton atuando como meia-atacante, o jogador de 26 anos deixou impressão positiva na última Data Fifa.
Atuando como homem mais avançado, mas com liberdade para recuar e participar da armação, Matheus somou uma assistência na primeira vitória de Ancelotti pelo Brasil. Com a camisa dos Wolves, fez 17 gols e deu seis assistências em 36 jogos na temporada 2024/25.
Richarlison
Richarlison, do Tottenham, comemora em final da Liga Europa – Divulgação / Uefa
O atacante do Tottenham está longe de viver a boa fase de seus anos de Everton. No entanto, segue na disputa pela boa Copa de 2022 e confiança do novo técnico, com quem já trabalhou nos azuis de Liverpool.
Autor de cinco gols na temporada anterior, o jogador tem 20 gols com a camisa da amarelinha. Ao todo, já soma 50 jogos.
Enquanto João Pedro e Kaio Jorge brilham e se juntam a Endrick, Matheus Cunha e Richarlison como principais candidatos à vaga, outras figuras correm por fora. Um desses nomes é Igor Jesus, do Botafogo, que chamou a atenção no Mundial de Clubes pelo Botafogo e agora parte para o Nottingham Forest, com nove gols no ano e destaque pela boa capacidade de atuar “fora da área”.
Outra peça que brilhou no Mundial foi Marcos Leonardo, do Al-Hilal. Criado no Santos, o atacante de 22 anos fez 30 gols na última temporada e entra no radar para uma futura convocação.
Já mais distantes, estão Evanilson, do Bournemouth, e Pedro, do Flamengo, recentemente fora de uma lista de relacionados por “mau desempenho em treinos”. Além deles, os lesionados Yuri Alberto (Corinthians) e Gabriel Jesus (Arsenal) aparecem longe, mas ainda não podem ser descartados, por idade e características.
Igor Jesus chamou a atenção no Mundial – Stu Foster/AFP
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app