Segundo Keith Wyness, meio-campista do West Ham escapará de banimento por suposto envolvimento com apostas esportivas
A sentença do meio-campista Lucas Paquetá, do West Ham, pode tomar um rumo diferente do que era esperado. Ao menos, esta é a avaliação de Keith Wyness, ex-CEO do Everton e atual consultor esportivo para clubes de elite. Em entrevista ao portal inglês FootballInsider, Wyness apontou que o brasileiro será absolvido das investigações sobre um suposto envolvimento em manipulação de jogos.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
“Minhas fontes disseram que o caso já está encerrado e que Paquetá será inocentado”, disse Wyness.
O brasileiro, contudo, ainda aguarda o resultado do julgamento da Federação Inglesa (FA). A sentença oficial tem previsão para ser divulgada até o fim de agosto deste ano. Porém, o ex-dirigente destacou que a demora pode estar alinhada com a possível descoberta de novas evidências do caso.
“É muito surpreendente e misterioso. Todos os depoimentos foram colhidos e, mesmo assim, há esse adiamento repentino. Só posso imaginar que algo novo tenha surgido. É difícil de entender”, completou.
O jogador de 27 anos está sob investigação desde agosto de 2023 e foi indiciado pela FA em maio do ano passado. As acusações se referem a quatro jogos da Premier League entre 2022 e 2023. O atleta nega qualquer envolvimento.
– West Ham 0 x 2 Leicester (12 de novembro de 2022);
– West Ham 1 x 1 Aston Villa (12 de março de 2023);
– West Ham 3 x 1 Leeds (21 de maior de 2023);
– Bournemouth 1 x 1 West Ham (12 de agosto de 2023)
No mesmo dia dos jogos, cerca de 60 pessoas da Ilha de Paquetá, local onde nasceu o jogador, apostaram no cartão amarelo. As quatro acusações são baseadas na Regra E5.1 da Federação Inglesa: “Não deverá, direta ou indiretamente, tentar influenciar, para fins impróprios, o resultado, o progresso, a conduta ou qualquer outro aspecto ou ocorrência em, ou em conexão com um jogo, ou competição”.
Paquetá pode seguir atuando normalmente até o veredito final do caso. Mesmo após a sentença, o brasileiro pode recorrer na própria Federação Inglesa e em um segundo momento na Corte Arbitral do Esporte (CAS).
O técnico do West Ham, Graham Potter, disse no mês passado: “Isso o afetou. Às vezes, o estresse e a pressão podem se manifestar de maneiras diferentes. No geral, ele chegou e se comportou muito bem. Ele lidou com a situação muito bem”. Potter também explicou que está ansioso para que o caso seja solucionado o mais rápido possível. “Não é da minha conta falar sobre isso, mas quanto antes, melhor para todos”.
Recentemente, o tabloide inglês The Sun afirmou que o jogador pode estar voltando para o Flamengo. Segundo o jornal, o jogador acredita que o retorno ao Rubro-Negro pode ajudar em uma retomada na carreira.
Mesmo com esses problemas, a reportagem explica que o West Ham não tem pressa em vendê-lo. Estima-se que o valor da transferência seja por volta dos 30 milhões de libras (cerca de R$ 225 milhões na cotação atual).
Na última temporada, Paquetá participou de 36 partidas pela equipe – sua menor marca de jogos em três temporadas. Ele contribuiu com cinco gols, mas foi reserva em oito oportunidades, principalmente nos últimos jogos da Premier League.
Com a queda de rendimento e minutagem no West Ham, o cria da gávea sonha em retornar para onde tudo começou. No meio de 2024, o Flamengo já havia tentado a contratação, mas esbarrou no clube inglês quando chegou em valores.
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app