Troféu traz referências astronômicas, design interativo e homenagem à história do futebol; entenda
Em novembro de 2024, a Fifa revelou o design do novo troféu do Mundial de Clubes, rompendo com o tradicional formato de taça. A peça, desenvolvida em colaboração com a joalheria Tiffany & Co., apresenta um visual inovador e simbólico, assumindo a forma de um disco de ouro 24 quilates. Seu design é interativo: os anéis do troféu são móveis e podem ser abertos com uma chave dourada, revelando uma estrutura orbital inspirada nos Discos de Ouro lançados pela missão Voyager em 1977.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
Troféu que será entregue ao campeão da Copa do Mundo de Clubes – Getty Images
Na parte de trás, o item exibe a Terra vista do polo norte, sobre o fundo de uma bola de futebol, acompanhada dos nomes das 211 federações-membro da Fifa e das seis confederações continentais.
Já no disco central, estão representadas as posições dos planetas em dois momentos históricos do futebol: 21 de maio de 1904, data da fundação da Fifa, e 15 de junho de 2025, data que deu o início da primeira edição do novo formato do Mundial de Clubes.
A peça central do troféu traz um “lance cósmico”: gravuras a laser que homenageiam a história do futebol, incluindo jogadores em ação, bolas, luvas, traves e arquibancadas, celebrando a essência do esporte. Ao redor, em anéis concêntricos, estão gravados os nomes dos clubes participantes da edição, com espaço reservado para escudos de campeões de até 24 edições.
A criação do troféu acompanhou a reformulação da competição, que passa a ser disputada a cada quatro anos, reunindo 32 equipes divididas em oito grupos. Os dois melhores de cada chave avançam às oitavas de final, com jogos eliminatórios até a decisão — formato semelhante ao da Copa do Mundo de seleções.
Gianni Infantino, presidente da entidade, destacou o simbolismo do novo troféu: “O troféu precisava ser inovador, inclusivo, marcante e realmente global, assim como a própria competição. O troféu do Mundial de Clubes da FIFA — uma taça impressionante comparável ao nosso icônico troféu da Copa do Mundo da FIFA — é um símbolo revolucionário de um futuro promissor para o futebol de clubes, inspirado pelo passado.”
A mensagem “Para aqueles que erguem este troféu: a história pertence a vocês.” está gravada em braile e em 13 idiomas, simbolizando o legado e a grandeza da conquista. A frase “O futebol une o mundo” também aparece nos anéis do troféu, reforçando sua proposta de união e alcance global. Além disso, o nome “Mundial de Clubes” está inscrito nesses mesmos idiomas, inclusive em braile, destacando o compromisso com a acessibilidade e a celebração universal do esporte.
Além dos ícones do futebol e símbolos astronômicos, o troféu traz gravadas as Regras do Jogo originais de 1863, os títulos dos capítulos das regras atuais aprovadas pela International Football Association Board, o emblema e a Carta de Fundação da FIFA.
Apesar da estreia do novo formato, o tradicional torneio intercontinental de fim de ano seguirá acontecendo. Nele, o campeão da UEFA Champions League entra diretamente na final, enquanto os vencedores das competições continentais da Ásia, África, América e Pacífico disputam entre si uma vaga na decisão. Esse torneio anual continuará utilizando o troféu antigo e mantendo sua estrutura histórica.
Troféu utilizado antigamente no Mundial, rebatizado de Intercontinental – Etsuo Hara/Getty Images