Jogador do clube inglês e o irmão André Silva, do Penafiel, não resistiram a um acidente de carro na província de Zamora, na Espanha
O atacante português Diogo Jota, 28, do Liverpool e da seleção portuguesa, morreu na madrugada desta quinta-feira, 3, após um acidente automobilístico na província de Zamora, no norte da Espanha. A informação foi inicialmente divulgada pelo jornal Marca e confirmada oficialmente pelo clube inglês e pela Federação Portuguesa de Futebol. O irmão do atleta, o atacante André Silva, 26, que jogava no Penafiel, estava junto e também faleceu.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
“O Liverpool Football Club está devastado com o trágico falecimento de Diogo Jota”, disse o clube nas redes sociais.
Liverpool Football Club are devastated by the tragic passing of Diogo Jota.
— Liverpool FC (@LFC) July 3, 2025
“O clube foi informado que o jogador de 28 anos faleceu após um acidente de trânsito na Espanha, junto com seu irmão, André. O Liverpool FC não fará mais comentários neste momento e pede que a privacidade da família, amigos, companheiros de equipe e equipe do clube de Diogo e André seja respeitada enquanto eles tentam lidar com uma perda inimaginável. Continuaremos a oferecer-lhes todo o nosso apoio”, completou os Reds em nota.
O acidente ocorreu próximo à cidade de Palacios de Sanabria, a cerca de 250 km de Madri. Segundo informações do Corpo de Bombeiros local, o carro em que o atleta estava, uma Lamborghini, bateu após um pneu estourar e pegou fogo após a colisão.
Diogo Jota havia se casado no dia 22 de junho com Rute Cardoso, com quem tinha três filhos.
🚨 Dos jóvenes fallecen en un accidente en la A-52 (Palacios de Sanabria).
🚒 Interviene el Parque de Bomberos de Rionegro del Puente (Zona Norte del Consorcio de la @DiputacionZA)
🔥 El vehículo se incendió y las llamas se propagaron a la vegetación.
🖤 Tenían 28 y 26 años. DEP. pic.twitter.com/tqEhIS6iiY— Diputación Provincial de Zamora (@DiputacionZA) July 3, 2025
Diogo Jota e o irmão começaram juntos nas categorias de base do Porto. O clube se manifestou nas redes sociais expressando solidariedade: “Enviamos as nossas condolências à família e amigos”.
O Futebol Clube do Porto está de luto.
É com choque e profundo pesar que enviamos as sentidas condolências à família e amigos do Diogo Jota e irmão André Silva, que também foi nosso atleta nos escalões de formação.
Descansem em paz.#FCPorto pic.twitter.com/BXlR8v7y7Z
— FC Porto (@FCPorto) July 3, 2025
Nascido em Porto, Jota nasceu em 1996 e iniciou sua carreira no Paços de Ferreira. Comprado pelo Atlético de Madrid, foi emprestado ao Porto na temporada 2016/17, onde realizou temporada de destaque, com nove gols e quatro assistências em 38 jogos.
O bom desempenho chamou atenção do Wolverhampton, da Inglaterra, clube onde atuou por três temporadas antes de ser contratado pelo Liverpool. Foram 44 gols e 15 assistências em 131 partidas com a camisa dos Wolves.
A chegada ao Liverpool foi cercada por expectativas. Comprado em 2020 por 45 milhões de libras (R$ 314 milhões à época), iniciou sua trajetória no clube incomodando a titularidade do brasileiro Roberto Firmino, ídolo local.
Pelos Reds, foram 65 gols e 22 assistências em 182 jogos disputados, além de quatro títulos: a Premier League da última temporada, a Copa da Inglaterra e duas Copas da Liga Inglesa.
Pela seleção portuguesa, fez parte dos grupos campeões da Nations League em 2019 e 2025, além de disputar as Eurocopas de 2021 e 2025. Foram 14 gols em 49 jogos com a camisa lusitana.
“A Federação Portuguesa de Futebol e todo o Futebol português estão completamente devastados com a morte de Diogo Jota e do seu irmão André Silva, esta madrugada, em Espanha. Muito mais do que o fantástico jogador, com quase 50 internacionalizações pela Seleção Nacional A, Diogo Jota era uma extraordinária pessoa, respeitado por todos os colegas e adversários, alguém com uma alegria contagiante e referência na própria comunidade”, lamentou a Federação Portuguesa.
“A Federação Portuguesa de Futebol exprime as mais sentidas condolências à família e aos amigos de Diogo e de André Silva, assim como ao Liverpool FC e FC Penafiel, os clubes onde, respetivamente, alinhavam os jogadores. A Federação Portuguesa de Futebol já solicitou à UEFA um minuto de silêncio, esta quinta-feira, antes da partida da nossa Seleção com a Espanha, no Europeu feminino”, completou.
A Federação Portuguesa de Futebol e todo o Futebol português estão completamente devastados com a morte de Diogo Jota e do seu irmão André Silva, esta madrugada, em Espanha.
Muito mais do que o fantástico jogador, com quase 50 internacionalizações pela Seleção Nacional A, Diogo… pic.twitter.com/EN901fH6FG
— Portugal (@selecaoportugal) July 3, 2025
Não faz sentido. Ainda agora estávamos juntos na Seleção, ainda agora tinhas casado. À tua familia, à tua mulher e aos teus filhos, envio os meus sentimentos e desejo-lhes toda a força do mundo. Sei que estarás sempre com eles. Descansem em Paz, Diogo e André. Vamos todos sentir… pic.twitter.com/H1qSTvPoQs
— Cristiano Ronaldo (@Cristiano) July 3, 2025
O mundo do futebol ficou mais pobre.
O Sporting CP manifesta o seu pesar pelo falecimento do internacional português Diogo Jota e do seu irmão André Silva.
As mais sentidas condolências a toda a família nesta hora difícil. pic.twitter.com/0zTHryk5rq
— Sporting CP (@SportingCP) July 3, 2025
Everyone at Tottenham Hotspur is deeply saddened to learn of the passing of Diogo Jota.
Our thoughts and condolences are with his family, friends and all at Liverpool Football Club at this incredibly difficult time. pic.twitter.com/JavslTjK7l
— Tottenham Hotspur (@SpursOfficial) July 3, 2025
O Sport Lisboa e Benfica apresenta as mais sentidas condolências pelo falecimento de Diogo Jota e André Silva.
Neste momento de profunda dor, o Clube associa-se ao luto nacional e expressa solidariedade aos familiares, amigos e a todos os que sentem estas perdas irreparáveis.… pic.twitter.com/Dj3sBEBGZU
— SL Benfica (@SLBenfica) July 3, 2025
Everyone at Manchester City is shocked and saddened to learn about the devastating news regarding the passing of Diogo Jota.
We send our heartfelt condolences to his family and friends and everyone at Liverpool Football Club at this difficult time.
Rest in peace, Diogo. pic.twitter.com/gDZChUlRw0
— Manchester City (@ManCity) July 3, 2025
On behalf of the European football community, we are deeply saddened to learn of the tragic passing of Diogo Jota, Portugal international and Liverpool FC forward, along with his brother André Silva.
Our thoughts are with their family, friends, teammates and all those affected… pic.twitter.com/kYCJiZMcX0
— UEFA (@UEFA) July 3, 2025
Everyone at Chelsea FC is devastated to learn of the tragic passing of Diogo Jota and his brother, Andre.
Our thoughts go out to their family, friends and all at Liverpool FC at this incredibly difficult time. 💙 pic.twitter.com/MSKcRHLmMk
— Chelsea FC (@ChelseaFC) July 3, 2025
AC Milan is deeply saddened by the tragic passing of Diogo Jota and his brother André Silva. Our heartfelt condolences go out to their family, friends, and all who are mourning. May they rest in peace. pic.twitter.com/iodVQUz5k3
— AC Milan (@acmilan) July 3, 2025