Nova competição da Fifa acontecerá a cada quatro anos em países que podem não sediar Copa do ano seguinte. Marrocos tem interesse
O Mundial de Clubes acontece nos Estados Unidos, um ano antes da Copa do Mundo de 2026. A proximidade no calendário dá a impressão que se trata de um evento-teste. Não é por aí. A nova competição da Fifa não é condicionante ao país-sede do seu grande evento de seleções. A situação, até o momento, é favorável apesar de gerar ainda mais concorrência ao Brasil.
A primeira edição do Mundial de Clubes nesses moldes, então com 24 equipes, era para ter acontecido ainda em 2021, na China. A covid-19, claro, atrapalhou os planos da Fifa. Posteriormente, a Uefa pediu a data para realizar a Eurocopa adiada pela pandemia. Nem mesmo naquele momento, o hoje Supermundial seria uma substituição à Copa das Confederações, que aconteceu até 2017 na Rússia, um anos antes da Copa, essa sim com caráter de teste.
Ver essa foto no Instagram
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital.
Agora, em 2025, a Fifa conseguiu reunir 32 equipes em 12 estádios, de 11 cidades nos EUA. O sucesso da competição fez com que o Brasil — representado por Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras no torneio — levantasse a mão para sediar a próxima edição da competição. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) confirmou a intenção em post nas redes sociais.
Os presidentes Samir Xaud (CBF) e Gianni Infantino (Fifa) se encontraram nos Estados Unidos, e o brasileiro manifestou o interesse de receber o evento. Não há ainda um protocolo a ser seguido, uma carta de intenções assinada ou mesmo um prazo limite para apresentar uma proposta.
Espanha e Marrocos, sedes conjuntas na Copa de 2030, surgem como candidatos para sediar o novo Mundial. O primeiro país ainda vive um dilema interno, uma vez que a RFEF (Real Federação Espanhola de Futebol) tem interesse, mas LaLiga, presidida por Javier Tebas, criticou duramente a realização da competição no calendário. Já o segundo, confirmou o seu interesse à PLACAR, ressaltando os estádios já prontos para o próximo Mundial.
Além do mais, outros países, com ou sem representatividade no futebol, de diferentes continentes e sem a necessidade de revezamento podem querer sediar o torneio. Por isso, a concorrência da CBF é mesmo mundial.
Tanto o Mundial de Clubes não é um evento-teste para a Copa do Mundo que cidades que fazem parte da competição atual não estarão presentes no ano que vem. Pasadena dará lugar a Los Angeles no moderno SoFi Stadium por exemplo. Além disso, Orlando, Nashville, Charlotte, Cincinnati e Washington também não receberão jogos.
A Copa do Mundo de 2026 será pela primeira vez sediada em três países. Além dos Estados Unidos, Canadá e México também receberão partidas do torneio que terá o inédito número de 48 seleções.
Canadá
Vancouver – BC Place
Toronto – BMO Field
México
Cidade do México – Azteca
Monterrey – BBVA
Guadalajara – Akron
Estados Unidos
Los Angeles – SoFi Stadium
Dallas – AT&T Stadium
Boston – Gillete Stadium
Nova Jersey – MetLife Stadium
Kansas City – Arrowhead Stadium
Atlanta – Mercedes-Benz Stadium
Houston – NGR Stadium
Miami – Hard Rock Stadium
Philadelphia – Lincoln Financial Field
San Jose – Levi´s Stadium
Seattle – Lumen Field
Ver essa foto no Instagram
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app