Com boicote, clubes cobram mudanças no processo eleitoral que alçará Samir Xaud ao posto de presidente da CBF, com apoio de 25 das 27 federações; confira nota oficial
Um grupo de 20 clubes das Séries A e B do Brasileirão informou, em nota divulgada na noite da quarta-feira, 21, que seus representantes não vão votar na eleição da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no próximo domingo, 25. A medida é um protesto contra a condução do pleito que irá eleger Samir Xaud como novo presidente, com amplo apoio das federações.
Os clubes que participam do protesto são: América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo, Sport.
No comunicado, intitulado “sem clube não tem futebol”, as diretorias cobram “democracia, transparência e representatividade” e mudanças no processo eleitoral para o próximo ciclo.
Confira a íntegra abaixo:
“O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade.
Neste domingo, haverá eleição para o próximo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas não compareceremos à votação por discordarmos do processo vigente.
Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor.”
O jovem Samir Xaud, médico de 41 anos nascido em Roraima, é o candidato único a suceder Ednaldo Rodrigues, que foi afastado do cargo pela Justiça do Rio de Janeiro. Portanto, assumirá o mandato válido de 2025 a 2029.
Presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol (na qual sucederia seu pai, Zeca Xaud, após quatro décadas), Samir registrou sua chapa com o apoio de 25 federações (apenas São Paulo e Mato Grosso não assinaram) e mais 10 clubes, incluindo Botafogo, Grêmio, Palmeiras e Vasco.
Com isso, o candidato roraimense inviabilizou a candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), que tinha apoio de 29 clubes e apenas duas federações. Pelos moldes atuais da eleição, é necessário ter o apoio de pelo menos oito federações para conseguir inscrever uma chapa.
Das 29 equipes que apoiaram Carneiro, nove não assinaram a nota de protesto desta quarta-feira: Atlético-MG, Bahia, Ceará, Red Bull Bragantino, Vitória, da Série A, e Avaí, Ferroviária, Operário-PR, Vila Nova, da B.
A eleição da CBF está marcada para domingo, às 10h30, na sede da entidade, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, com voto remoto permitido. Com o protesto de 20 clubes, não haverá unanimidade para Samir Xaud, diferentemente do que ocorreu na última eleição de Ednaldo.
Para registrar uma candidatura à presidência da CBF, a chapa precisa reunir ao menos oito apoios de federações estaduais e cinco de clubes das Séries A ou B. O processo é sigiloso e exige maioria simples para definir o vencedor.
O colégio eleitoral é formado por 67 votantes: as 27 federações estaduais, os 20 clubes da Série A e os 20 da Série B. Cada voto tem um peso diferente: as federações valem 3 votos, os clubes da Série A valem 2, e os da Série B, 1. A soma total é de 135 votos. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de maio, às 18h (de Brasília).
Amazonas
Botafogo
CRB
Criciúma
Grêmio
Palmeiras
Paysandu
Remo
Vasco
Volta Redonda
Federação Alagoana de Futebol
Federação Amapaense de Futebol
Federação Amazonense de Futebol
Federação Bahiana de Futebol
Federação Catarinense de Futebol
Federação Cearense de Futebol
Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul
Federação de Futebol do Distrito Federal
Federação de Futebol do Estado do Acre
Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo
Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro
Federação de Futebol do Estado de Rondônia
Federação de Futebol do Piauí
Federação Gaúcha de Futebol
Federação Goiana de Futebol
Federação Maranhense de Futebol
Federação Mineira de Futebol
Federação Norte-rio-grandense de Futebol
Federação Paraense de Futebol
Federação Paraibana de Futebol
Federação Paranaense de Futebol
Federação Pernambucana de Futebol
Os vice-presidentes inscritos na chapa de Samir Xaud:
Ednailson Leite Rozenha (presidente da Federação Amazonense)
Fernando José Macieira Sarney (atual interventor da CBF e ex-membro do Conselho da Fifa)
Flávio Diz Zveiter (ex-presidente do STJD)
Gustavo Dias Henrique (ex-diretor de Relações Institucionais da CBF)
José Vanildo da Silva (presidente da Federação Norte-rio-grandense)
Michelle Ramalho Cardoso (presidente da Federação Paraibana)
Ricardo Augusto Lobo Cluck Paul (presidente da Federação Paraense)
Rubens Renato Angelotti (presidente da Federação Catarinense)