De saída? Relembre todas as vezes que o Brasil vestiu azul em Copas
Uniforme com o qual a seleção conquistou seu primeiro título em 1958 e outras vitórias marcantes pode dar lugar a um novo modelo vermelho

A seleção brasileira pode estar se despedindo de um ícone de sua história: a camisa reserva azul. De acordo com o site especializado Footy Headlines, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aprovou um novo uniforme na cor vermelha, para ser utilizado na Copa do Mundo de 2026.
Oficialmente, a entidade e a fornecedora Nike não confirmam a mudança – uma fonte ouvida por PLACAR garante que o azul seguirá intocável. Fato é que o modelo traz boas recordações para a seleção pentacampeã, ainda que a última não seja positiva.
A camisa azul foi usada pelo Brasil em 12 oportunidades durante Copas do Mundo. A ultima delas foi na derrota por 1 a 0 para Camarões na primeira fase do Mundial de 2022, no Catar.
Já a primeira foi ainda na Copa de 1938, em triunfo por 6 a 5 sobre a Polônia, com três gols de Leônidas da Silva. Na época, o Brasil ainda atuava com camisa titular branca, a mesma cor do adversário, e por isso teve de improvisar com o uniforme de treino, em azul celeste.
A camisa azul tem um bom retrospecto e uma lembrança histórica: foi usado no primeiro título do Brasil em uma Copa do Mundo, em 1958, na Suécia, em duelo contra os donos da casa.

Na ocasião Pelé, Garrincha e companhia vestiram azul, pois os suecos entraram em campo de amarelo e naquela época ainda não existia a variação entre uniforme principal e reserva. Dessa forma, a comissão técnica brasileira precisou correr contra o tempo para encontrar uma outra opção de camisa para o jogo. A delegação chegou a pensar em atuar de branco, mas logo desistiu da ideia, já que depois do vice-campeonato, de 1950, quando o branco foi usado, a cor ficou com fama de “azarada”.
Foi então que finalmente uma ideia diferente veio à cabeça de Paulo Machado de Carvalho, chefe da delegação. Por ser muito religioso, ele sugeriu que a cor do uniforme fosse azul, por ser a cor do manto de Nossa Senhora, a padroeira do Brasil. A Confederação Brasileira de Desportos então comprou uniformes genéricos azuis e costurou números amarelos e os escudos utilizando retalhos dos modelos titulares.

A seleção brasileira, apesar de ter oficializado o uniforme azul na inédita conquista de 1958, já havia usado a cor antes, na Copa do Mundo de 1938, na França, porém era um tom mais claro da cor, nada parecido com o que se usa hoje. Em partida contra a Polônia, o adversário jogava com uma camisa branca, assim como os brasileiros e por meio de um sorteio, o Brasil precisou pegar emprestado uniformes azuis e portanto, sem o distintivo no peito.
Em 12 jogos, o Brasil soma oito vitórias, um empate e três derrotas (duas delas contra a Holanda), com 25 gols marcados e 17 sofridos. Além do Mundial de 1958, outros jogos marcantes na história da seleção brasileira foram com a camisa azul, como em 1994, nas quartas de final, quando o Brasil bateu a Holanda e venceu a Suécia, na semifinal e, em 2002, quando o time que ergueria o penta, e eliminou a Inglaterra nas quartas de final.
A seleção brasileira já vestiu camisa vermelha em duas oportunidades, mas não em Copas do Mundo.

Todos os jogos de Copas do Mundo em que o Brasil vestiu a camisa azul:
Brasil 6 x 5 Polônia – Copa do Mundo de 1938
Brasil 5 x 2 Suécia – Copa do Mundo de 1958
Brasil 2 x 1 Argentina – Copa do Mundo de 1974
Brasil 0 x 2 Holanda – Copa do Mundo de 1974
Brasil 3 x 1 Polônia – Copa do Mundo de 1978
Brasil 1 x 1 Suécia – Copa do Mundo de 1994
Brasil 3 x 2 Holanda – Copa do Mundo de 1994
Brasil 1 x 0 Suécia – Copa do Mundo de 1994
Brasil 2 x 1 Inglaterra – Copa do Mundo de 2002
Brasil 1 x 2 Holanda – Copa do Mundo de 2010
Brasil 2 x 0 Costa Rica – Copa do Mundo de 2018
Brasil 0 x 1 Camarões – Copa do Mundo de 2022