Técnico do Marrocos detalha recusa de Yamal: ‘Se sente espanhol’
Walid Regragui, que nasceu na França e nos tempos de jogador optou por defender o Marrocos, elogiou a franqueza do prodígio do Barcelona

Walid Regragui, técnico da seleção do Marrocos, revelou em entrevista ao programa espanhol El Chiringuito na última terça-feira, 15, que tentou convencer Lamine Yamal, jovem estrela do Barcelona, a defender a equipe marroquina.
Segundo o treinador, houve conversas diretas com Lamine Yamal, nas quais apresentou os planos da seleção, incluindo a disputa da Copa Africana de Nações em 2025 e a Copa do Mundo de 2030, em casa.
“É um craque geracional que tentamos trazer para a seleção de Marrocos, mas não pôde ser. Ele escolheu a Espanha e lhe desejamos sorte. O que ele faz com a sua idade é incrível”, disse Regragui.
Ele destacou que Yamal foi “totalmente honesto” durante o diálogo e que respondeu que pretendia seguir representando a Espanha. “Dois ou três dias depois que falamos, ele me ligou com respeito e disse: obrigado pelo carinho, mas escolhi a Espanha, me sinto espanhol”, contou.
“Desejo-lhe o melhor, especialmente por sua honestidade e sinceridade comigo em todos os momentos”, completou o técnico que levou a seleção marroquina à sua primeira semifinal e ao quarto lugar na última Copa do Mundo, no Catar.
O próprio Regragui, que nasceu e cresceu na França e é filho de marroquinos, passou por um dilema semelhante, mas nos tempos de jogador optou por defender o Marrocos.
🎙️ | Walid Regragui sur Lamine Yamal :
Il était très respectueux envers moi. Il m'a dit qu'il se sentait espagnol 🇪🇦 Nous avons tout essayé pour l'avoir.
🎥 @Elchiringuitotv pic.twitter.com/MStcjrjQir
— Zone FRMF 🇲🇦 (@ZoneFRMF) April 15, 2025
Lamine Yamal é espanhol ou marroquino?
Lamine Yamal nasceu em 13 de julho de 2007, em Esplugues de Llobregat, município da região da Catalunha, próximo a Barcelona. Cresceu na cidade vizinha de Mataró, no bairro de Rocafonda, região repleta de familiares de imigrantes de diversas partes da África e da América do Sul. O bairro é homenageado por Yamal em seus gols ao sinalizar os números 304, correspondentes ao código postal de Mataró.
Espanhol de nascimento, o jovem astro do Barcelona é filho de pai marroquino e mãe da Guiné Equatorial, e em sua chuteira, utiliza as bandeiras dos dois países. Seu pai, Mounir Nasraoui, chegou a ser detido em um protesto contra o partido de extrema-direita espanhol Vox, que defendia a proibição da entrada de imigrantes no país.
Durante o processo no tribunal, o pai do atleta se justificou: “Peço perdão, mas sou humano. No dia, meu filho viajou com a seleção espanhola para Hungria representando o país, e essas pessoas se colocaram ao lado de um colégio público onde há todo tipo de etnias (…) Eles não têm direito de dizer ‘vá pro seu país’, porque meu país é esse.”
Você notou a chuteira do Lamine Yamal na Eurocopa?
O atleta da Espanha tem duas bandeiras na chuteira em homenagem aos seus Pais.
🇲🇦 PAI: nascido no Marrocos
🇬🇶 MÃE: nascida em Guiné-EquatorialGERACIONAL. pic.twitter.com/PHvlPwwGnW
— Ponta de Lança (@pontalancapdl) June 21, 2024
Em 2022, quando tinha apenas 15 anos, Lamine Yamal foi alvo de polêmica e vítima de racismo nas redes sociais após ser gravado com a camisa do Marrocos, brincando com amigos espanhóis, após a seleção africana eliminar a Espanha na Copa do Mundo do Catar.
O jovem astro, porém, optou por defender a seleção espanhola, pela qual já quebrou diversos recordes de precocidade. Com apenas 16 anos, foi um dos destaques na conquista da Eurocopa de 2024 e segue brilhando, agora com a camisa 10 da Fúria, antes mesmo de completar a maioridade.
Cria da base do Barcelona, o atacante tem 14 gols e 21 assistências em 45 jogos pelo clube na temporada 2024/2025 e já é considerado um dos melhores jogadores do planeta.