• Escudo Atlético-MG
  • Escudo Bahia
  • Escudo Botafogo
  • Escudo Ceará
  • Escudo Corinthians
  • Escudo Cruzeiro
  • Escudo Flamengo
  • Escudo Fluminense
  • Escudo Fortaleza
  • Escudo Grêmio
  • Escudo Internacional
  • Escudo Juventude
  • Escudo Mirassol
  • Escudo Palmeiras
  • Escudo Red Bull Bragantino
  • Escudo Santos
  • Escudo São Paulo
  • Escudo Sport
  • Escudo Vasco
  • Escudo Vitória

Copa do Mundo

Vini Jr decide, Brasil vence Colômbia e diminui pressão sobre Dorival

Vaiado pela torcida no primeiro tempo, país supera rival com gol decisivo no fim e vai com moral elevado para clássico com a Argentina

Publicado por: Redação em 20/03/2025 às 21:15 - Atualizado em 21/03/2025 às 00:29
Vini Jr decide, Brasil vence Colômbia e diminui pressão sobre Dorival
Brazil's forward #07 Vinicius Jr celebrates after scoring during the 2026 FIFA World Cup South American qualifiers football match between Brazil and Colombia, at the Mane Garrincha stadium in Brasilia, on March 20, 2025. (Photo by EVARISTO SA / AFP)

A seleção brasileira tenta se equilibrar em uma espécie de corda bamba para evitar o início de mais uma grave crise. Nesta quinta-feira, 20, a equipe dirigida pelo técnico Dorival Júnior venceu de forma dramática a Colômbia por 2 a 1, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, em confronto válido pelas 13ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, e esfriou o princípio de pressão logo na primeira Data Fifa do ano e poucos dias antes de enfrentar a arquirrival Argentina.

Publicidade

Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.

O atacante Raphinha, de pênalti, abriu o placar do jogo. Luis Díaz chegou a empatar para os colombianos ainda no primeiro tempo, mas Vinicius Júnior, com um gol no fim, assegurou a paz sonhada aos brasileiros.

Com o triunfo, o país pôs fim a série incômoda sem vitórias. Antes de encarar os colombianos, o time havia empatado nos confrontos com Venezuela e Uruguai em novembro do último ano.

Publicidade

O resultado também ajuda temporariamente a esfriar – e muito – a pressão em torno do técnico Dorival Júnior. Curiosamente, foi a mesma dobradinha de jogos, diante de Colômbia e Argentina, que levaram a CBF a demitir Fernando Diniz, seu antecessor. O treinador já não é unanimidade e encara desconfianças, principalmente, por conta do fraco desempenho na Copa América disputada no último ano nos Estados Unidos.

O jogo

Sem contar com Neymar, cortado poucos antes do início da preparação para o jogo por conta de uma lesão, Dorival apostou todas as fichas no trio formado por Raphinha, Rodrygo e Vinicius Júnior, que vive bom momento no futebol espanhol.

A principal novidade na escalação foi a escolha pelo atacante João Pedro, do Brighton, para atuar como referência e deixar os jogadores com maior liberdade.

Publicidade

O roteiro parecia perfeito quando Vinicius Júnior foi derrubado na área por Muñoz logo aos três minutos. Raphinha bateu o pênalti com segurança para colocar o Brasil em vantagem. Foi o sexto gol dele no ciclo de Copa, o principal goleador ao lado de Rodrygo.

Raphinha comemora o gol marcado no início do jogo - Sergio Lima/AFP

Raphinha comemora o gol marcado logo no início do jogo – Sergio Lima/AFP

O Brasil ainda teve nova boa oportunidade, em finalização de Rodrygo, mas viu a Colômbia equilibrar a partida enquanto Dorival acabou forçado a fazer sua primeira modificação: a saída de Gerson, machucado, para a entrada de Joelinton – responsável direto pelo empate rival.

Aos 40 minutos, o camisa 17 brasileiro perdeu a bola próximo a área para Arias, que tocou para James Rodríguez. O 10 colombiano encontrou Luis Díaz livre, que acertou um chute forte rasteiro no canto de Alisson: 1 a 1.

Colômbia empatou com gol de Luis Díaz - Evaristo Sá/AFP

Colômbia empatou com gol de Luis Díaz – Evaristo Sá/AFP

No segundo tempo, o Brasil se lançou ao ataque para tentar a virada. O empate colocava o país como sexto colocado nas Eliminatórias, apenas uma posição a frente da sétima que leva para a repescagem.

A Colômbia ainda chegou a marcar um gol após lance na área seguido de uma cobrança de falta de James. O árbitro assinalou um choque irregular do volante Lerma no goleiro Alisson.

Aos 25, um momento preocupante: Arias cobrou falta na área e Davinson Sánchez se chocou cabeça com cabeça com o camisa 1 brasileiro. O jogador colombiano chegou a ficar desacordado, sendo substituído por Carlos Cuesta enquanto Alisson deu lugar a Bento. A paralisação rendeu longo acréscimo no fim.

Dorival promoveu sete substituições, duas delas concedidas por conta do protocolo da Fifa envolvendo concussões, para tentar uma blitz ofensiva final. Entraram Wesley, Savinho e Matheus Cunha. Aos 53, veio o alívio.

Raphinha acionou Vinicius Júnior, que arriscou chute de fora da área. A bola desviou no caminho, enganando o goleiro Vargas, e garantiu a vitória do Brasil.

Os lances de Brasil x Colômbia:

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.

Leia outras notícias LEIA MAIS
Notícias mais lidas MAIS LIDAS