Equipe da Flórida foi superada pelo Monterrey nas quartas de final da Concachampions; entenda quem ainda tem chances no novo torneio da Fifa
O Inter Miami, de Lionel Messi, não estará no novo Mundial de Clubes que será disputado pela primeira vez em 2025. Na noite de quinta-feira, 10, a equipe americana perdeu por 3 a 1 para o Monterrey no decisivo confronto das quartas de final da Concacaf Champions Cup, a Concachampions.
A competição era a derradeira chance do time que também conta com o uruguaio Luis Suárez, além dos espanhóis Jordi Alba e Sergio Busquets, assegurar vaga no torneio da Fifa.
Derrotado na última semana por 2 a 1 na Flórida, sem Messi, nem mesmo o retorno do craque argentino em Guadalupe ajudou. A equipe foi facilmente superada pelos rivais que marcaram com Brandon Vázquez, Germán Berterame e Jesús Gallardo. Diego Gómez descontou para os visitantes no fim. O jogo ainda teve a expulsão de Alba aos 33 minutos da etapa final.
O Mundial de Clubes de 2025 será a primeira edição do remodelado torneio da Fifa, que será disputado entre 15 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos. Ao todo, 21 equipes já estão confirmadas – Palmeiras, Flamengo e Fluminense são os representantes brasileiros -. Outras 11 vagas seguem em aberto e serão preenchidas ao final desta temporada.
São mais de 30 equipes ao redor do mundo ainda com chances de classificação. Os times brasileiros Atlético Mineiro, Botafogo, Grêmio e São Paulo são os únicos que ainda podem participar do novo torneio. Para isso, a único forma é ganhando a Copa Libertadores.
Caso o campeão já tenha assegurado a vaga em outras edições (caso de Palmeiras, Flamengo e Fluminense), abre-se uma nova vaga via ranking.
CONMEBOL (América do Sul)
Atualmente, Boca Juniors, River Plate e Olimpia estão se classificando via ranking. No entanto, Boca e Olimpia não jogam a atual edição da Libertadores e podem ser ultrapassados. Os mais próximos na pontuação são: Nacional (Uruguai), Independiente del Valle (Equador) e Barcelona de Guayaquil (Equador), seguidos por Cerro Porteño (Paraguai), Estudiantes (Argentina) e Libertad (Paraguai).
UEFA (Europa)
A lógica aplicada na Europa é a mesma da América do Sul. Se uma equipe já classificada vier a ser campeã, então abre uma nova vaga no ranking com limitações por país. O melhor colocado fora de Inglaterra, Espanha, Portugal, Itália e Alemanha é o austríaco RB Salzburg, que só perde a vaga se o Arsenal for campeão.
Atualmente, Atlético de Madri e Barcelona disputam a última vaga via ranking, com vantagem para os colchoneros, com maior pontuação. As duas equipes estão nas quartas de final da Champions.
CONCACAF (América Central e do Norte)
A Concachampions está nas semifinais, com quatro equipes disputando o título e três disputando a classificação para o Mundial. São elas: Pachuca, Monterrey, América e Columbus Crew. O campeão leva a vaga.
Caso o campeão seja o Monterrey, já classificado ao Mundial e que também segue na competição continental, então abrirá uma nova vaga via ranking que poderá ser do Philadelphia Union (Estados Unidos). América e Tigres também podem alcançar a equipe estadunidense na pontuação.
CAF (África)
Estão disputando o título e vaga: Mamelodi Sundowns (África do Sul), Espérance (Tunísia), Atlético Petróleos (Angola), Simba (Tanzânia), Mazembe (Congo DR) e ASEC Mimosas (Costa do Marfim). As duas primeiras equipes são as melhores colocadas via ranking, atualmente.
AFC (Ásia)
Na semifinal da Champions, três equipes ainda podem ser campeãs e ficar com a vaga: Ulsan Hyundai (Coréia do Sul), Yokohama Marinos (Japão) e Al Ain (Emirados Árabes). A quarta equipe que disputa o título é o Al Hilal, já classificado. Caso o time saudita seja campeão, abriria uma nova vaga via ranking, que atualmente ficaria com Jeonbuk Motors (Coréia do Sul).
OFC (Oceania)
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app