Atacante sueco do Sporting soma 36 gols e 13 assistências na atual temporada deixando nomes como Kane, Mbappé e Haaland para trás
Autor de um gol na derrota por 5 a 2 da Suécia diante de Portugal e sequer utilizado na vitória por 1 a 0 contra a Albânia na última segunda-feira, 25, o atacante sueco Viktor Gyökeres encerrou com discrição a Data Fifa, mas já desponta como o maior candidato a sensação da atual temporada europeia.
O ainda pouco conhecido nome de 25 anos do Sporting, de Portugal, lidera no Velho Continente como jogador com mais participações diretas em gols – somando gols e assistências -, deixando para trás astros de renome como Harry Kane, Kylian Mbappé, Luuk de Jong e Erling Haaland. Não há nenhum outro mais efetivo que ele.
Gyökeres tem 36 gols e 13 assistências, um total de 49 participações diretas em 39 partidas disputadas. Kane, do Bayern de Munique, tem 47 (37 gols e 10 assistências) em 35 jogos.
Mesmo com 38 gols marcados pelo Paris Saint-Germain, Mbappé é outro que fica para trás. O craque francês tem oito assistências, totalizando 46 participações diretas em gols.
De Jong, ex-Barcelona e atualmente no PSV, tem 45 participações, enquanto Haaland contabiliza 35 (29 gols e seis assistências). Outro atacante badalado como Lautaro Martínez, em excelente fase na Inter de Milão, tem 28 (26 gols e duas assistências).
Gyökeres é a maior contratação da história do clube português. Foi comprado em julho do último ano por 20 milhões de euros (108 milhões de reais) do Coventry, segundo valores informados pelo Sporting à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). O acordo ainda prevê mais quatro milhões de euros (21,6 milhões de reais) por metas alcançadas.
Camisa 9, Gyökeres foi a maior contratação da história do Sporting – Patricia de Melo Moreira/AFP
Cobiçado pelo mercado, com cláusula de 100 milhões de euros (540 milhões de reais), ele já tem o futuro ligado a clubes como Arsenal e Milan, mas segundo o tabloide inglês Daily Mirror com maiores possibilidades de jogar pelos rossoneri.
“Acho que entrei no grupo com muita facilidade. Eu me diverti desde o primeiro dia dentro e fora do campo. Cheguei aqui no início da pré-temporada, o que foi importante. Os jogadores e o clube têm sido muito receptivos e foi muito importante”, disse ao jornal sueco Aftonbladet.
Gyökeres tem como principal referência Zlatan Ibrahimovic, que atua como conselheiro sênior do clube italiano e pode ser peça-chave para um desfecho.
Formado pelo Brommapojkarna, pequeno time de Estocolmo, chegou ainda em formação ao Brighton em 2017, para atuar na equipe sub-23. Subiu ao time principal em 2018, mas com poucas oportunidades acabou emprestado ao St. Pauli, da Alemanha.
O golo de Viktor Gyökeres que levou tudo empatado para o intervalo 🫱🫲
📺 Acompanha o jogo na @sporttvportugal#SCPBFC pic.twitter.com/RBXyx28lRp
— Sporting CP (@SportingCP) March 17, 2024
No retorno, após sete gols e 28 jogos na segunda divisão alemã, teve passagam apagada pelo Swansea até enfim deslanchar pelo Coventry City. Foram 43 gols em 116 jogos pela equipe inglesa até a chegada em Portugal.
As comemorações com as mãos na boca rendem curiosidade em Portugal. O motivo ainda é misterioso: “se ganharmos o campeonato, vou revelar. Eu prometo”, garantiu ao mesmo jornal.
O Sporting lidera o Campeonato Português com 65 pontos, um a mais que o Benfica, que tem 64, e sete a mais que o Porto, 58.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.