Brasil só perdeu uma das 28 partidas que fez na casa do São Paulo, mas já sofreu com a impaciência da torcida paulista
A estreia da seleção brasileira na Copa América contra a Bolívia, nesta sexta-feira, 14, guarda uma expectativa por um bom resultado pelo menos quando se trata de retrospecto histórico no local da partida. O estádio do Morumbi já recebeu 28 partidas do Brasil, com um retrospecto bastante favorável. A última e única derrota em toda essa trajetória foi registrada há 56 anos.
A seleção brasileira só perdeu no Morumbi no primeiro jogo realizado no local em abril de 1963, pela Copa Roca, 3 a 2 para a Argentina; na ocasião, o santista Pepe marcou os dois gols do Brasil. Depois disso, a equipe construiu uma sequência de 27 partidas de invencibilidade no estádio, com nove empates e 18 vitórias, parte delas em compromissos recentes.
A partida mais recente foi em junho de 2014, às vésperas da Copa do Mundo, com vitória por 1 a 0 sobre a Sérvia em amistoso, gol de Fred. Antes disso, em setembro de 2012, a equipe comandada por Mano Menezes fez 1 a 0 na África do Sul em amistoso, com gol de Hulk.
Apesar do retrospecto positivo, o estádio tem um histórico de impaciência por parte do torcedor brasileiro. Nas Eliminatórias para a Copa de 2002, em 15 de novembro de 2000, o Brasil recebeu a Colômbia na estreia de Émerson Leão no comando do time e só venceu com gol de Roque Jr. aos 48 minutos do segundo tempo. Com o empate que se encaminhava, o torcedor se irritou e jogou bandeirinhas do Brasil no gramado.
Em 25 de abril de 2001, no mesmo estádio, o Brasil empatou com o Peru em 1 a 1 e foi novamente vaiado. Foi a última partida da seleção no estádio pelas Eliminatórias daquele ano.
Em 7 de setembro de 2012, o Brasil recebeu a África do Sul em amistoso e venceu por 1 a 0, com gol de Hulk. Novamente insatisfeita com o resultado, a torcia vaiou Mano Menezes e gritou o nome do atacante Luís Fabiano, na época jogador do São Paulo, que não foi convocado para essa partida. No intervalo, torcedores gritavam “adeus, Mano” e também pegaram no pé de Neymar.
O Morumbi recebeu um encontro entre Brasil e Bolívia em três ocasiões. A primeira foi na Copa América de 1979, com vitória brasileira por 2 a 0, com gols de Tita e Zico. Em 1985, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo, houve empate por 1 a 1. Careca anotou o gol. O encontro mais recente foi em setembro de 2004, também pelas Eliminatórias. Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Adriano marcaram na vitória por 3 a 1.
O estádio são-paulino receberá nesta Copa América mais duas partidas além da abertura da competição. O encontro entre Japão e Chile, no dia 17, às 20 horas (de Brasília), e Colômbia e Catar, no dia 19, às 18h30 (de Brasília). Todas essas partidas são pela fase de grupos da competição.
(com Estadão Conteúdo)
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app