Advogado da liga espanhola vai pedir aos órgãos europeus que examinem as cláusulas do contrato do craque francês com o PSG
A renovação de contrato do astro Kylian Mbappé com o Paris Saint-Germain segue repercutindo no cenário europeu. Juan Blanco, advogado de La Liga, a liga espanhola de futebol, afirmou nesta sexta-feira, 17, que pedirá a revogação do vínculo do atacante com o PSG devido a evidências de “manobras fraudulentas” nas ações do clube francês.
Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 6,90/mês. Não perca!
O advogado afirmou em entrevista coletiva que vai pedir à Ligue de Football Professionnel (LFP) e à DNCG (sigla em inglês para Direção Nacional do Controle de Gestão), instância que supervisiona as constas dos times de futebol, que analisem os valores do contrato de Mbappé com o PSG e avaliem se eles se enquadram no fair play financeiro que os clubes precisam seguir.
“Pediremos a revogação da homologação do contrato de Mbappé ao ministro dos esportes da França porque é a autoridade de fiscalização das burocracias desportivas. Está claro para todos que o PSG está agindo fora das regras, inclusive por meio de manobras fraudulentas”, disse Blanco.
[abril-veja-tambem]W3siaWQiOjE0MTUwMywidGl0bGUiOiJCYXllcm4gY29tcHJhIE1hbiYjeEU5OyBkbyBMaXZlcnBvb2wgcG9yIFIkIDE3MiBtaWxoJiN4RjU7ZXMsIGRpeiBpbXByZW5zYSBldXJvcGVpYSJ9LHsiaWQiOjE0MTQ5MywidGl0bGUiOiJKb3JnaW5obyBhdGFjYSBBYmVsIEZlcnJlaXJhIGFwJiN4RjM7cyBkZXJyb3RhOiAmI3gyMDFDO0Rlc3Jlc3BlaXRhIG5vc3NvIHBhJiN4RUQ7cyYjeDIwMUQ7In0seyJpZCI6MTQxNDc1LCJ0aXRsZSI6IkNvbW8gc2VyJiN4RTE7IGEgY2FuZGlkYXR1cmEgY29uanVudGEgZGEgQW0mI3hFOTtyaWNhIGRvIFN1bCBwZWxhIENvcGEgZGUgMjAzMCJ9XQ==[/abril-veja-tambem]
A liga espanhola promete ainda, se necessário, recorrer ao Tribunal Administrativo de Paris e às instâncias superiores de tribunais europeus.
Mbappé optou por estender o contrato com o PSG por mais três temporadas, até 2025. Em diversos momentos da negociação, o francês esteve muito próximo de fechar com o Real Madrid.
Na última quarta-feira, LaLiga apresentou uma denúncia a Uefa contra o Manchester City e o PSG por suposto “financiamento irregular”. Em nota, a entidade afirmava que os concorrentes são “clubes-estado” e têm frequentemente violado os regulamentos do chamado fair play financeiro.
Os dirigentes espanhóis alegam que City e PSG são mantidos por governos árabes, o que configuraria uma trapaça nas normas. “La Liga entende que o financiamento irregular desses clubes é realizado seja por meio de injeções diretas de dinheiro ou por meio de patrocínios e outros contratos que não correspondem às condições de mercado ou fazem sentido econômico”, diz a nota.
Assine o Amazon Prime e garanta 30 dias grátis de acesso ao Prime Video e outras vantagens