Campeão da Libertadores, Palmeiras brigará pelo título com Chelsea, Al Hilal, Al Ahly, Monterrey, As Pirae e Al Jazira, nos Emirados Árabes
O Palmeiras,campeão da Libertadores 2021, disputará o Mundial de Clubes da Fifa. O torneio acontecerá nos Emirados Árabes Unidos, de 3 a 12 de fevereiro e será disputado por Chelsea, Al Hilal, Al Ahly, Monterrey, AS Pirae e Al Jazira, além do campeão sul-americano.
Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 6,90/mês. Não perca!
Afetado pelas restrições impostas pela pandemia da Covid-19, o torneio tradicionalmente disputado em dezembro de todo ano vai para o segundo ano consecutivo em outra data. A edição de 2020, vencida pelo Bayern de Munique, aconteceu entre o dia 4 e 11 de fevereiro deste ano, no Catar. Na ocasião, o Palmeiras ficou com a quarta colocação, após ser eliminado pelo Tigres, do México, na semifinal, e perder para o Al Ahly, do Egito, na disputa pelo terceiro lugar.
Inicialmente, a edição deste ano seria disputada entre os meses de junho e julho em um novo formato. Contudo, as condições impostas pela pandemia fizeram a Fifa adiar a ideia e manter por mais uma temporada o tradicional regulamento.
O calendário e a sede, da mesma forma, foram mudados. A data fugirá da tradicional e acontece entre 3 e 12 de fevereiro. O Japão, comum anfitrião da competição, anunciou desistência e os Emirados Árabes Unidos assumiram a organização. O último brasileiro campeão do Mundial de Clubes é o Corinthians, que venceu o título em 2012.
[abril-veja-tambem]W3siaWQiOjExNzMwMCwidGl0bGUiOiJEZXl2ZXJzb24gY2VsZWJyYSBnb2wgZGVjaXNpdm8gcGVsbyBQYWxtZWlyYXM6ICYjeDIwMUM7TXVpdG9zIG4mI3hFMztvIGFjcmVkaXRhdmFtJiN4MjAxRDsifSx7ImlkIjoxMTcyMzcsInRpdGxlIjoiQWJlbCBGZXJyZWlyYSBlbnRyYSBwYXJhIG8gc2VsZXRvIGNsdWJlIGRlIGJpY2FtcGUmI3hGNTtlcyBkYSBMaWJlcnRhZG9yZXMifSx7ImlkIjoxMTcyMDcsInRpdGxlIjoiQSBjYW1wYW5oYSBkbyBQYWxtZWlyYXMsIG8gNyYjeEJBOyBiaWNhbXBlJiN4RTM7byBjb25zZWN1dGl2byBkYSBMaWJlcnRhZG9yZXMifV0=[/abril-veja-tambem]
Formato de disputa
Como o regulamento continuou com o tradicional, sete times disputarão o torneio. Um representante de cada continente mais o campeão nacional do país-sede. Assim, o As Pirae time nomeado pela OFC (Federação de futebol da Oceania) enfrenta o Al Jazira, campeão dos Emirados em 2020/21, nos playoffs. O vencedor avança para as quartas de final para encarar o Al Hilal, time saudita campeão da Liga dos Campeões da Ásia. O Al Ahly, time egípcio campeão da Liga dos Campeões da África, disputa com o Monterrey, time mexicano campeão da Liga dos Campeões da América do Norte e Central.
Palmeiras e Chelsea entram já nas semifinais. Para irem à final, o time brasileiro precisará passar por Al Ahly ou Monterrey, enquanto os ingleses precisam bater Al Hilal, Al Jazira ou As Pirae. Os perdedores das quartas de final jogam a disputa pelo 5º lugar, enquanto os perdedores das semifinais se encontram na disputa pelo 3º lugar.
Os participantes
CHELSEA (Inglaterra)
Chelsea: campeão da Champions League
Campeão da Liga dos Campeões, o Chelsea de Thomas Tuchel chega como grande favorito para vencer o Mundial de Clubes. Em busca do primeiro título do mundo, tendo em vista que em 2012 o clube inglês ficou com o vice ao ser derrotado pelo Corinthians, os Blues vivem momento instável na temporada.
Contando com Jorginho e N’Golo Kanté no meio-campo, a equipe londrina conta com a segurança defensiva comandada pelo zagueiro brasileiro Thiago Silva e no ataque tem a força do belga Romelu Lukaku e do inglês Mason Mount.
AL HILAL (Arábia Saudita)
Al Hilal: campeão da Champions League da Ásia
Carne de pescoço. Assim pode ser definido o time saudita. Com um elenco vasto, treinado pelo venezuelano Leonardo Jardim, ex-Monaco e Sporting, a equipe será um problema para qualquer adversário. Campeão da Liga dos Campeões da Ásia sobre o Pohang Steelers, da Coréia do Sul, o Al Hilal é o atual vencedor da Premier League saudita. Alguns jogadores bastante conhecidos no cenário mundial estão por lá. Titular da Copa do Mundo de 2018, o zagueiro sul-coreano Jang Hyun-soo é protegido pelo volante colombiano Gustavo Cuellar, ex-Flamengo. Na criação e no ataque, o Al Hilal conta com o brasileiro Matheus Pereira, formado pelo Sporting e adquirido recentemente junto ao West Brom por 18 milhões de euros (114 milhões de reais), Andre Carrillo, peruano titular da seleção por anos, Luciano Vietto, argentino com passagens por Villarreal e Atletico de Madri, Moussa Marega, atacante ex-Porto, e Bafétimbi Gomis, atacante francês com passagem pelo Lyon.
MONTERREY (México)
Monterrey: campeão da Champions League da Concacaf
Rumo à quinta participação no Mundial de Clubes, o Monterrey chega prometendo complicar para qualquer adversário. Campeão da Liga dos Campeões da Concacaf sobre o América no dia 28 de outubro, o time do nordeste mexicano nunca chegou a uma final da competição internacional. A equipe treinada por Javier Aguirre, que comandou a seleção mexicana em 2002 e 2010, tem um plantel experiente e valioso, liderado por Stefan Medina, colombiano presente nas convocações de seu país. Vestindo a 10, o atacante Duván Vergara é uma das boas opções ofensivas. Os mais badalados destaques são Carlos Rodriguez, jovem meio-campo, Maxiliano Meza, meia com passagens pela Argentina, Joel Campbell, costa-riquenho destaque da Copa do Mundo de 2014, Vincent Janssen, holandês ex-Tottenham, e Hector Moreno, defensor de três Copas pelo México.
AL AHLY (Egito)
Al Ahly: campeão da Champions League Africana
Carrasco do Palmeiras na disputa pelo terceiro lugar do Mundial de 2020, o egípcio Al Ahly vai para a 7ª edição de Mundial. Sem um elenco tão caro, o time de Cairo aposta no trabalho do sul-africano Pitso Mosimane. Auxiliar da África do Sul no ciclo para a Copa do Mundo de 2010. O goleiro Moha El-Shenawy, de 32 anos, capitaneia a equipe e foi titular da Copa do Mundo de 2018 com a seleção egípcia. Afsha, meia habilidoso, também é do Egito e defende o time nacional. Jogador da seleção sul-africana, Percy Tau, atacante de 27 anos, chegou recentemente do Brighton, da Inglaterra, e é esperança de gols.
AL JAZIRA (Emirados Árabes Unidos)
Al Jazira: campeão emiradense
Comandado por Marcel Keizer, holandês com passagem pelo Ajax, o Al Jazira é o atual campeão do Campeonato Emiradense de Futebol. Da cidade de Abu Dhabi, o time entra nos playoffs com grandes chances de se classificar às quartas de final. Com o atacante brasileiro Bruno, revelado pelo Novorizontino, o clube dos Emirados conta com um elenco experiente. Ali Mabkhout, desde 2008, e Khalfan Mubarak, desde 2012, são as peças principais no lado anímico do Jazira.
AS Pirae (Taiti)
O clube do Taiti foi convidado às pressas para participar do torneio no lugar do Auckland City, o campeão da Oceania, que desistiu em razão do agravamento dos casos de Covid-19 na Nova Zelândia. O AS Pirae é nove vezes campeão nacional e o atual quarto colocado da liga do Taiti. O clube chegou à grande final da Champions League da Oceania apenas uma vez, em 2006, quando foi derrotado pelo próprio Auckland CIty.
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app