A máquina dos 100 gols
Esse talvez tenha sido o melhor time brasileiro dos últimos 20 anos. Contudo, o pouco tempo que durou e a derrota na Copa do Brasil tirou um pouco nesse time de destaque. Conhecido como o time dos cem gols, pela marca de 102 gols marcados no Campeonato Paulista, naquela que seria a maior campanha de um time no Campeonato Paulista profissional, aquele time do Palmeiras encantou muita gente.
Os destaques daquele time eram muitos. O goleiro Velloso trazia segurança atrás, com boas defesas e um ótimo desempenho. Tinha no banco ainda Marcos, aquele que seria pentacampeão mundial com o Brasil e ídolo do time.
Nas laterais, dois craques. Cafu na direita, com velocidade, precisão e muitos gols, enquanto na esquerda, recém-chegado do Vitória, Júnior iniciava seu trabalho no clube, pelo qual conquistaria muito, com velocidade e precisão.
No miolo de zaga, dois jogadores chamados de “pesado”, mas muito qualificados. Sandro Brum estava de um lado, enquanto o técnico Cléber jogava do outro, e tornava-se zagueiro-artilheiro do torneio, com sete gols.
No meio de campo, a pegada de Amaral com a força e qualidade de Flávio Conceição, que além de marcar marcava muitos gols com sua finalização perfeita. Do meio para frente, ainda mais craques comporiam o elenco. No meio de campo, Djalminha, habilidosíssimo e Rivaldo, um craque completa. Já no ataque, o time tinha Müller e Luizão. Um já consagrado, jogando muito futebol. O outro, recém-surgido do Guarani, era artilheiro nato.
O time ainda tinha no banco jogadores como Elivélton, Paulo Isidoro, Galeano e Alex Alves, que completavam com maestria, comandados por Vanderlei Luxemburgo.
Naquele Paulista, tudo deu certo para o Verdão. A campanha começava com 6 x 1 na Ferroviária, no Palestra Itália, e 7 x 1 no Novorizontino, em Novo Horizonte. Daí em diante, as goleadas eram comuns. 4 x 1 no Juventus (São Paulo), 8 x 0 no Botafogo (Ribeirão Preto), 4 x 1 no Rio Branco (São Paulo), 6 x 0 no América de SJRP (São Paulo), 6 x 0 no Santos (Santos), 4 x 0 no XV de Jaú (São Paulo), 5 x 1 na Ferroviária (Araraquara), 4 x 0 no Novorizontino (São Paulo), 5 x 0 no União São João (São Paulo), 5 x 1 no Juventus (fora de casa) e 4 x 0 no Botafogo (São Paulo).
Foram 30 jogos, com 27 vitórias, dois empates e apenas uma derrota, com 102 gols pró e 19 gols contra. 83 pontos, 28 a mais que o vice-campeão, São Paulo. Os empates foram contra União São João (0 x 0 em Araras) e Corinthians (2 x 2 como mandante) e a derrota para o Guarani (0 x 1 em Campinas).
Na Copa do Brasil, o Palmeiras enfrentou o Sergipe na segunda rodada e eliminou o adversário com 8 x 0 fora de casa. Contra o Atlético-MG, nas oitavas, venceu o Atlético-MG, em Minas, por 2 x 1 e em São Paulo, por 5 x 0. Nas quartas, contra o Paraná, vitória por 2 x 0 em São Paulo e 3 x 1 em Curitiba. Contra o Grêmio, na semifinal, vitória por 3 x 1 em São Paulo e derrota por 2 x 1 em Porto Alegre. Na final, após empate sem gols no Mineirão, uma derrota por 2 x 1, de virada, no Palestra Itália e sem Müller, que não renovou o contrato, o time foi vice.
No segundo semestre, o time jogou a Copa Conmebol e o Campeonato Brasileiro. E na primeira fase da Conmebol, o Palmeiras sofreu o que estava acostumado a aplicar. Derrota por 5 x 1 para o Bragantino, em Bragança. No jogo da volta, em São Paulo, vitória por 3 x 0, mas faltou um gol para levar o jogo para os pênaltis.
No Brasileiro, já um pouco modificado, o time fez uma grande campanha na primeira fase. Em 23 jogos, foram 12 vitórias, sete empates e apenas quatro derrotas. O time que menos perdeu. Foram 42 gols marcados (melhor ataque) e 20 sofridos. A equipe ficou em terceiro, atrás do Guarani pelo número de vitórias e do Cruzeiro por um ponto.
Nas quartas, o rival era o Grêmio de Luiz Felipe Scolari, campeão da Libertadores um ano antes. Em Porto Alegre, derrota por 3 x 1. Já em São Paulo, a vitória por apenas 1 x 0 fez com que o Palmeiras terminasse o ano com uma grande conquista no Paulista, mas com um sentimento de injustiça, já que aquele time merecia mais.
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app