Uefa abre processo disciplinar contra Neymar
Atacante do PSG pode ser suspenso de jogos da próxima Liga dos Campeões por ter reclamado, via redes sociais, da arbitragem na derrota para o United
A Uefa abriu nesta sexta-feira, 22, um processo disciplinar contra o atacante Neymar por “insultos” ao árbitro esloveno Damir Eskomina, que dirigiu a derrota do Paris Saint-Germain para o Manchester United. Na ocasião, o atacante brasileiro, que assistiu à eliminação das tribunas, pois está lesionado, usou as redes sociais para reclamar de um pênalti assinalado com a ajuda do árbitro assistente de vídeo (VAR). Com isso, Neymar corre o risco de ser vários jogos suspenso da próxima edição da Liga dos Campeões.
Este expediente é a continuação lógica da investigação iniciada pela instância disciplinar da Uefa em 13 de março contra a o jogador brasileiro. A Uefa decidirá se Neymar infringiu o artigo 15.d de seu código de disciplina, que estipula que um jogador pode ser punido “com uma suspensão de três jogos ou outro período por insultar um árbitro”. A entidade não definiu a data da audiência.
Neymar, que assistiu ao jogo das arquibancadas do Parque dos Príncipes, em 6 de março, deixou aflorar sua irritação nas redes sociais, depois do árbitro da partida recorrer ao VAR nos acréscimos para marcar um pênalti a favor do Manchester United, que venceu por 3 a 1 e eliminou o PSG nas oitavas de final da Champions. Na ida, os franceses haviam vencido na Inglaterra por 2 a 0.
“Isso é uma vergonha. Ainda colocam quatro caras que não entendem de futebol pra ficar olhando o lance em câmera lenta. Isso não existe. Como o cara vai colocar a mão de costas?”, reclamou o craque, que ainda usou um palavrão, no Instagram.
A jurisprudência de instâncias disciplinares em casos como esse não convida Neymar ao otimismo. Em março de 2015, Serge Aurier, na época lateral do PSG (hoje no Tottenham), foi o primeiro jogador punido pela Uefa por comentários feitos nas redes sociais, recebendo três jogos de suspensão.
Desfalque por lesão contra o Chelsea (assim como Neymar para o PSG-United), o lateral marfinense publicou em sua página no Facebook um vídeo, logo após a classificação parisiense às quartas de final, em que aparece comemorando o resultado e xingando o árbitro. Aurier, porém, pediu desculpas pouco após o incidente, algo que Neymar ainda não fez.