Surfe: etapa é adiada de novo. Torneio termina no sábado
Previsão é que nesta quinta e sexta o mar tenha condições de disputa
Mais uma vez a organização do Pipe Masters decidiu não colocar os surfistas na água nesta quarta-feira, adiando a defnição do campeão do ano, no torneio no Havaí. A ondulação de norte começa a perder força na ilha de Oahu, o que é bom para a formação dos tubos. A Associação dos Surfistas Profissionais (ASP) mantém o otimismo e prevê para esta quinta-feira grande possibilidade de reinício da competição, mesmo que as ondas não tenham um bom tamanho. O prazo para o término da competição é sábado – ou seja, mesmo que as condições do mar permançam ruins até o fim de semana, no sábado os surfistas vão à água de qualquer maneira para decidir as baterias que ainda faltam.
Leia também:
Fator psicológico pode ser decisivo para Gabriel Medina
Bateria de Medina bate recorde de audiência no surfe
Perfil: Gabriel Medina, um Guga sobre as ondas
O que Medina precisa para ser campeão no Havaí:
* Se o brasileiro perder na segunda (25º) ou na terceira fase (13º) em Pipeline, precisa torcer para Slater não vencer a etapa, e Fanning não chegar às semifinais. Neste caso, se Fanning cair nas quartas, eles empatarão em pontos e farão uma bateria homem a homem para decidir o título.
* Se perder na quinta fase (9º), Medina tem que torcer para Mick não chegar à final e para Slater não vencer a etapa.
* Se perder nas quartas (5º) ou nas semis (3º), tem que torcer para Mick não vencer a etapa. Neste caso, Kelly Slater não poderia alcançá-lo.
*Se chegar à final, conquista o título, independentemente de qualquer outro resultado dos concorrentes.
Pela previsão, a condição do mar vai ficar melhor a partir de quinta-feira depois do almoço e continuará boa no dia seguinte. Faltam 27 baterias para o final do Pipe Masters, o que dá aproximadamente 12 horas de competição, se a terceira fase for realizada no sistema de “dual heats”, ou seja, duas baterias simultâneas na água.
Assim, o torneio poderia terminar em um dia e meio de competição, mas antes disso o título mundial poderá ter sido decidido. O brasileiro Gabriel Medina lidera o ranking à frente de Mick Fanning e Kelly Slater e se vencer sua bateria na terceira fase dará um grande passo para o título inédito.
Nesta quinta, às 7h30 (15h30 em Brasília), haverá novo chamado para avaliar as condições do mar eo reinício da sbaterias.
(Com Estadão Conteúdo)