Publicidade
Publicidade

Sormani: ‘Não entre nessa, até Neymar sabe que não é maior que Pelé’

Jornalista de PLACAR ressaltou que contagem de gols oficiais da Fifa desconsidera contexto da época em que o Rei jogava

Neymar superou Pelé em gols pela seleção brasileira? Sim, ao menos na contagem da Fifa, que desconsidera amistosos entre seleções e clubes ou combinados locais. Desta forma, com os gols marcados diante da Bolívia na estreia das Eliminatórias, o atual camisa 10 do Brasil chegou a 79 gols em partidas oficiais, contra 77 do Rei. Somando todas as partidas disputadas por Pelé, seu número de bolas na rede sobe consideravelmente, para 95, o que o mantém como líder isolado no quesito.

Publicidade

O jornalista Fábio Sormani, de PLACAR, discorda do padrão estabelecido pela Fifa e ressalta que os confrontos entre seleções e clubes arrastavam multidões e faziam parte do contexto da época. “O Brasil fez um amistoso contra o Atlético de Madri, no Santiago Bernabéu, com 100 000 pessoas, e o Pelé fez três gols. Era um jogo muito mais difícil que este contra a Bolívia”, afirmou Sormani no programa Opinião PLACAR desta segunda-feira, 11.

O jornalista também abordou o tema em seu blog.  “Pessoal, o Neymar superou Pelé apenas em números de gols marcados com a camisa da seleção brasileira. E isso aos olhos da Fifa, que desconhece 18 gols anotados pelo Rei em jogos amistosos. Apenas isso. Não entrem nessa discussão sem nexo de que o Neymar superou Pelé na seleção brasileira usando o medidor da entidade mundial do futebol”, escreveu.

Publicidade

“Neymar chegou a marca dos 79 com os dois marcados na goleada diante da Bolívia (5-1); Pelé fez 77 — sempre de acordo com o olhar da Fifa, não se esqueça, pois ele, de fato, tem 95. Mas Ney Jr precisou de 125 jogos para ultrapassar Pelé, que fez seus tentos em menos partidas: 91. Agora, o que conta é isso: Pelé tem média de 0,84 gol por jogo contra 0,62 de Neymar”, prosseguiu. “Neymar pode ser tudo o que você imaginar, mas bobo ele não é. Se fosse, não teria feito a carreira que fez e tornado-se o milionário que se tornou. Neymar sabe que não é maior que Pelé.”

Confira o texto na íntegra no Blog do Sormani e assista ao comentário sobre o assunto no programa Opinião PLACAR:

 

Publicidade