Serena Williams é eleita esportista do ano pela ‘Sports Illustrated’
Melhor tenista do mundo é a primeira mulher a conquistar o conceituado prêmio da revista americana desde Mary Decker, em 1983
A tenista americana Serena Williams, que conquistou três títulos de Grand Slam na temporada e venceu 53 de suas 56 partidas em 2015, foi eleita esportista do ano pela revista americana Sports Illustrated nesta segunda-feira. A atleta de 34 anos se tornou a primeira mulher a levar o prêmio em 30 anos. A última havia sido a corredora Mary Decker, em 1983. A revista aproveitou a oportunidade para rebatizar a honraria como “Sportspeople of the Year”, sem distinção de gênero – nos últimos anos, o nome do prêmio era “Sportsman of the year”, como se o prêmio fosse apenas masculino.
Leia também:
Retrospectiva 2015: o escandaloso ano no esporte
“Serena se impôs não somente como a maior tenista de sua geração, mas de todos os tempos, e após a sequência de apresentações que fez em 2015 se tornou uma das atletas mais importantes da atualidade”, afirmou Paul Fichtenbaum, editor da revista. A publicação também apontou Serena como um ícone fora das quadras por sua atuação a favor da justiça racial, a igualdade de gênero e o acesso igualitário à educação em todo o mundo.
Serena dominou o circuito feminino de tênis com facilidade neste ano. Número 1 do ranking com ampla vantagem diante das rivais, ela só perdeu três partidas ao longo da temporada, e faturou três dos quatro torneios de Grand Slam da temporada – só perdeu o US Open ao cair na semifinal para a zebra italiana Roberta Vinci. Ela conquistou outros três torneios numa temporada encerrada de forma precoce em razão de desgaste físico.
“Este ano foi espetacular. O fato de a Sports Illustrated reconhecer meu trabalho duro, dedicação e determinação me dá esperança de seguir em frente e melhorar ainda mais”, declarou a líder do ranking, considerada uma das melhores tenistas da história. Ao faturar o prêmio da revista, Serena entrou numa seleta lista de atletas que já conta com tenistas como Billie Jean King, Chris Evert e Arthur Ashe, além de esportistas brilhantes de outras modalidades, como Muhammad Ali (boxe), Michael Jordan (basquete) e Michael Phelps (natação).
(da redação)