Seleção fecha ‘ano da virada’ com teste importante: o Chile
Na última partida de uma temporada marcada pela reconquista do status de favorito ao hexa, Brasil vai medir forças com um rival embalado, em Toronto
As equipes já se encontraram neste ano, com empate, 2 a 2, sob vaias, no Mineirão. Desde então, porém, o Brasil de Felipão engatou uma ótima sequência e reconquistou a confiança da torcida
A seleção brasileira se despede da temporada de 2013 nesta terça-feira, em amistoso contra o Chile, em Toronto, no Canadá, às 23 horas (de Brasília) – e os jogadores que ainda brigam por um lugar na Copa do Mundo devem aproveitar o jogo para convencer Luiz Felipe Scolari, que já começa a fechar a lista dos 23 convocados para 2014. Na segunda, o técnico revelou ter apenas três dúvidas para fechar o grupo. Felipão não quis revelar quais elas são, mas deu a entender que as indefinições estão no gol, na zaga e no ataque. Contou que no gol não haverá nenhuma surpresa, o que indica que ele escolherá entre Victor e Diego Cavalieri como terceiro goleiro. Na defesa, Marquinhos deverá ser observado nesta terça, mas Dedé e Henrique têm chances. A dúvida para o setor ofensivo pode ser encerrada em Toronto, com Willian e Robinho, convocados pela primeira vez por Felipão, na briga por uma vaga.
Leia também:
Em noite de ‘caça a Neymar’, Brasil humilha Honduras
Felipão se empolga com goleada: ‘Brasil vai ser campeão’
A virada da nossa seleção – e o que aprender com ela
A lista dos 23 que disputarão a Copa do Mundo será anunciada em 27 de maio. Antes, haverá apenas mais um amistoso da seleção – em março, contra a África do Sul, em Johannesburgo. Felipão, porém, pensa em levar para esse jogo o grupo que buscará o hexa, ou seja, não será um teste para observar mais jogadores. O treinador revelou há dois meses que pretendia definir seus eleitos até dezembro. Nesta terça, porém, as novidades em relação ao time que começou o jogo do último sábado contra Honduras são dois jogadores mais do que garantidos no Mundial: Júlio César volta ao gol no lugar de Victor e Thiago Silva à zaga, saindo Dante. Daniel Alves voltou a sentir a panturrilha direita no treino desta terça, realizado em Miami (a seleção viajou à tarde para Toronto), e não joga. Maicon continua no time titular. Felipão já revelou a intenção de aproveitar Marquinhos, Willian e Robinho durante a partida.
Acompanhe VEJA Esporte no Facebook
O treinador pode até mesmo colocar um dos atacantes desde o início. “Pode ser que eu faça uma mudança no ataque para começar o jogo. A base do time será 80% da que está sendo formada há algum tempo. Em princípio, as novidades na lista de convocados ficam para o decorrer do jogo”, disse, em referência a Willian e Robinho. Outra possibilidade é a entrada de Hulk desde o início, no lugar de Bernard. No Chile, o técnico Jorge Sampaoli garantiu a escalação de Alexis Sanchez, companheiro de Neymar no Barcelona, mas Valdivia ainda é dúvida por causa de uma contratura muscular sofrida antes do amistoso contra a Inglaterra, na última sexta, em Londres. O adversário do Brasil nesta terça vem embalado e tem mostrado um bom futebol – antes de embarcar para o Canadá, o Chile bateu a Inglaterra em Wembley. As equipes já se encontraram neste ano, em abril, com empate, 2 a 2, sob vaias da torcida no Mineirão. Desde então, porém, o Brasil de Felipão engatou uma ótima sequência, reconquistou a confiança da torcida e passou a ser forte favorito à conquista da Copa.
(Com Estadão Conteúdo)