Placar - O futebol sem barreiras para você

Quem é Matheus Nascimento, a nova joia precoce do Botafogo

Aos 17 anos de idade e cria das categorias de base do clube, atacante tem mostrado seu valor dentro de campo e já desperta interesse de clubes europeus

Por Mariáh Magalhães |
Contra o Nova Iguaçu, atacante marcou dois gols, um deles de letra -

Contra o Nova Iguaçu, atacante marcou dois gols, um deles de letra -

Visto pelo Botafogo como uma oportunidade de se reerguer futuramente, não só pelo alto nível no futebol, mas também por já ser apontado como um enorme potencial de venda futura, o atacante Matheus Nascimento chama atenção por um estilo de jogo diferenciado e incomum de se encontrar em jogadores brasileiros. Até aqui, o repertório é animador: finalizações, maturidade para se posicionar, além de dribles e passes de trivela.

Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 6,90/mês. Não perca!

O adolescente de apenas 17 anos de idade é natural do Rio de Janeiro e costumava, durante a infância, jogar bola em uma escolinha de futebol do Botafogo, em Niterói, por pura diversão. Não tinha pretensão nenhuma, dele ou da família, de se tornar profissional.

Em 2015, o garoto foi descoberto e levado para o CT da base do clube alvinegro e não precisou de muito tempo para se destacar diante de todos. Logo começou a ser convocado para as divisões de base da seleção brasileira para ser titular e as sondagens de times europeus começaram a aparecer, também. Desde então, o Botafogo começou a lapidar a joia com mais apresso, visando um futuro promissor tanto para o próprio clube, quanto para o garoto.

Em setembro de 2020, aos dezesseis anos, quando ainda jogava pelo sub-17, Matheus fez sua estreia no profissional, contra o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro. Foram apenas dez minutos em campo, mas muito bem aproveitados.

Em 2021, mesmo com o time disputando a Série B, o atleta chegou a ser utilizado em três jogos durante a temporada e dividiu seu tempo entre a equipe profissional, realizando treinos especiais com o elenco titular para ganhar mais massa corporal e o sub-20.

Já em 2022, o camisa 90 finalmente ganhou espaço para integrar de uma vez por todas o time profissional. Ele jogou todos os quatro primeiros jogos do Campeonato Carioca e fez, inclusive, seu terceiro gol com a camisa do fogão, na vitória por 2 a 0 contra o Nova Iguaçu, na segunda-feira, 7. Na partida, foi o autor dos dois, com direito a gol de letra.

Matheus é tratado como joia pelo clube – Vítor Silva/Botafogo/Divulgação

Além dos elogios do técnico, Ederson Moreira, a joia do Botafogo já caiu nas graças da torcida que demonstra todo o carinho e apoio por meio das redes sociais, com a hashtag “Faz o M”, sinal que Matheus faz para comemorar os gols, como fizeram após a vitória sobre o Nova Iguaçu.

Segundo a diretoria do clube carioca, a ideia é ter um bom plano de carreira para o jovem ativo, a fim de preparar uma grande venda que sirva para reestruturar o clube, pagar o que deve e organizar uma equipe mais ofensiva e competitiva do que a atual, enquanto têm, dentro dos gramados, um protagonista.

Matheus Nascimento completa 18 anos de idade no próximo mês e pela lei, com a maioridade, o jogador poderá atuar por clubes da Europa. Seu contrato com o Botafogo vai até o meio de 2023 e o clube já disse que pretende renovar e tem dado início às negociações, que podem ficar mais fáceis financeiramente falando, com a ajuda do provável novo dono do Bota, o investidor americano, John Textor.

O próximo desafio do atleta pelo Botafogo será, nesta quinta-feira, 10, às 20h (de Brasília), no Nilton Santos, contra o Fluminense. Se ganhar, o time, que soma 10 pontos até agora, mantém a liderança do campeonato Carioca.

Ainda não assina Star+?! Clique aqui para se inscrever e ter acesso a jogos ao vivo, séries originais e programas exclusivos da ESPN!

Sair da versão mobile