Paulo Autuori engrossa lista de treinadores livres no mercado
Experiente técnico deixou o Atlético Nacional, da Colômbia, mas já recebeu convite do Coritiba; nomes como Ceni, Tite e Gallardo seguem disponíveis
O Campeonato Brasileiro de 2023 já teve dez saídas de técnicos oficializadas em apenas 13 rodadas. Enquanto outros nomes balançam no cargo, como Vanderlei Luxemburgo no Corinthians, nomes de treinadores livres no mercado são cada vez mais especulados. A lista de opções foi engrossada por Paulo Autuori, que deixou o Atlético Nacional, da Colômbia, nesta quinta-feira, 6, alegando questões particulares.
A passagem do experiente treinador pelo clube de Medellín foi encerrada e oficializada em comunicado oficial, divulgado nesta quinta-feira, 6. Assim, Autuori se junta a nomes como Rogério Ceni, Tite, Roger Machado, Marcelo Gallardo e Bruno Lage. No momento, Botafogo, Vasco e Athletico-PR trabalham com treinadores interinos.
Confira a lista completa:
Paulo Autuori
Campeão mundial e bicampeão da Libertadores, Autuori é um dos nomes livres que ostenta grande currículo. Depois de investidas como coordenador técnico, assumiu mais uma vez o Atlético Nacional, no fim de 2022. Foram 36 jogos, 15 vitórias, 15 empates e seis derrotas. Seus dias de descanso, no entanto, podem durar pouco. Segundo informações da repórter Nadja Mauad, Autuori se encontrou com o CEO do Coritiba, Carlos Amodeo, em São Paulo, e foi convidado para assumir o cargo de coordenador técnico do Coxa.
Rogério Ceni
Demitido do São Paulo recentemente, Rogério Ceni teve passagens vitoriosas por Fortaleza e Flamengo. Ainda jovem na função, é tratado como promissor. Pesa contra ele a fama de ter dificuldades em gerir elencos.
Tite
Depois de seis anos à frente da seleção brasileira, Tite está sem clube desde a decepção na Copa do Mundo. Sem planos de trabalhar no Brasil, teria que ser convencido a assumir um projeto no país.
Roger Machado
De grande histórico pelo Grêmio, Roger está sem clube desde setembro de 2022. É tetracampeão estadual em passagens pelo próprio Atlético Mineiro, além de Bahia e Palmeiras.
Marcelo Gallardo
Histórico treinador do River Plate, Gallardo não aceitou nenhuma proposta desde que deixou o clube, em outubro de 2022. Cobiçado por seleções e na Europa, segue livre no mercado.
Diego Alonso
Treinador do Uruguai na Copa do Mundo de 2022, Alonso teve seus melhores trabalhos no México. Venceu a Champions da Concacaf por Pachuca e Monterrey.
Bruno Lage
De trabalhos em Benfica e Wolverhampton, o português de 47 anos está livre. Conquistou um Campeonato Português pelos encarnados e é alvo de investidas do Botafogo.
Reinaldo Rueda
Ex-Flamengo, Rueda ostenta um título da Libertadores com o Atlético Nacional, da Colômbia. Desde que deixou a seleção de seu país, está desempregado há um ano.
Paulo Bento
Ex-jogador com passagens pela seleção portuguesa, Bento já foi treinador do Cruzeiro, em 2016. O último trabalho foi na Coreia do Sul, que terminou logo após a Copa de 2022.
Gustavo Alfaro
Experiente no futebol argentino, comando a seleção equatoriana no Mundial do Catar. Deixou o cargo após quase três anos.
Domènec Torrent
Auxiliar de Pep Guardiola durante anos, não emplacou no Brasil durante passagem pelo Flamengo. O último trabalho foi um curto período no turco Galatasaray.
Odair Hellmann
Demitido do Santos recentemente, o treinador de 46 anos está livre. Ainda jovem na função, já passou também por Internacional, Fluminense e Al Wasl, dos Emirados Árabes Unidos.
Mauricio Barbieri
Marcado por um trabalho sem grandes resultados no Vasco, Barbieri é mais um em busca de novos ares. Técnico do Red Bull Bragantino entre 2020 e 2022, tem esse período como maior trunfo da carreira.
Vítor Pereira
Vice-campeão da Copa do Brasil de 2022 com o Corinthians, VP não embalou pelo Flamengo. Sem clube, o técnico pode ser uma alternativa estrangeira que tenha conhecimento prévio do Brasil.