Paris-2024 propõe inclusão de break dance como modalidade olímpica
Comitê Organizador também recomendou a presença de escalada, skate e surfe (que já estarão em Tóquio-2020) no programa olímpico francês
O Comitê Organizador da Olimpíada de 2024, em Paris, apresentou nesta quinta-feira, 21, uma proposta de inclusão de quatro modalidades no evento: escalada, skate e surfe (que já estarão nos Jogos de Tóquio-2020 como convidados) e um “estreante”, o break dance.
“Queremos nos unir a esportes praticados em todo o mundo para darmos aos Jogos uma dimensão mais urbana, ligada à natureza, mais artística”, afirmou o presidente do comitê, Tony Estanguet.
Conhecido no Brasil apena como “break”, este tipo de dança acrobática, popular na cultura do hip-hop, está anexada à Federação Mundial de Dança Desportiva (WDSF) e já fez parte dos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires, em 2018.
A proposta com o break e outras três modalidades extras ainda precisa ser validada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) até dezembro de 2020 para ser confirmada no programa olímpico.