Publicidade
Publicidade

Para a série B, subiram dois ‘experientes em série A’ e dois que recém rebaixados

Juventude e Guarani jogaram a série A em muitas edições, sendo que o segundo já foi campão; ABC e Boa Esporte foram recém rebaixados

As quatro equipes que subiram da série C para a série B neste ano estão em dois grupos distintos, com características também distintas. Duas equipes que caíram ano passado para a série B volta um ano depois, enquanto outras duas equipes, tradicionais na série A, voltam a se reconstruir a caminho do topo.

Publicidade

ABC e Boa Esporte apenas deram uma passada na série C. Recém rebaixados da série B para a série C, os clubes voltam um ano após o caírem e agora se enfrentam na semifinal do torneio.

Já as outras duas, Guarani e Juventude, passaram boa parte dos últimos 20 anos na série A. O Guarani, inclusive, é campeão brasileiro de 1978.

Publicidade

O Guarani não joga a série A desde 2010 e soma 29 participações. Em 2011 e 2012 esteve na série B, quando foi rebaixado à terceira divisão. Desde então, disputou a série C sem passar da primeira fase. Em 2014, inclusive, quase foi rebaixado à série D.

Já o Juventude passou por algo pior. Apesar de 16 participações na série A, não joga o torneio desde 2007. Esteve na série B em 2008 e 2009, quando foi rebaixado para a terceira divisão. Logo em 2010, foi rebaixado para a série D. Jogou a quarta divisão em 2011, 2012 e 2013, quando foi vice-campeão e voltou à terceira divisão. Jogou, com o Guarani os torneios de 2014, 2015 e esse de 2016. Como o Bugre, nunca havia passado da primeira fase.

Neste ano, enfrenta o Guarani na semifinal da série C.

Continua após a publicidade

Publicidade