Publicidade
Publicidade

Olimpíada de Tóquio não terá presença de torcedores de fora do Japão

Comitê organizador decidiu neste sábado vetar turistas estrangeiros dos Jogos por causa da pandemia de Covid-19

Os organizadores da Olimpíada de Tóquio decidiram em uma reunião neste sábado, 20, pela proibição da presença de torcedores de fora do Japão nos Jogos. A medida é uma tentativa de evitar a disseminação de variantes da Covid-19 durante o evento.

Publicidade

A Olimpíada, que deveria ter acontecido em 2020 e foi adiada em um ano por causa da pandemia, será realizada entre 23 de julho e 8 de agosto.

Segundo a agência japonesa Kyodo News, participaram da reunião virtual que definiu o veto representantes do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Paralímpico Internacional e dos governos de Tóquio e do Japão. Torcedores estrangeiros que já adquiriram ingressos serão reembolsados.

Publicidade

Dessa forma, apenas japoneses e residentes do Japão poderão comparecer às competições – e, mesmo assim, a presença do público deve ser limitada a uma porcentagem pequena da capacidade total das arenas. O comitê também recomenda que a torcida troque gritos por palmas para evitar a disseminação de gotículas. Os atletas não poderão circular nem socializar fora da bolha da Vila Olímpica.

A vacinação não será condição obrigatória, mas é recomendada — e poderá ser bancada pelo COI. A organização anunciou uma parceria com o governo chinês para fornecer a imunização às delegações.

Arte jogos olímpicos

Continua após a publicidade

Publicidade