Neymar, Vitor Roque, Endrick e mais: as maiores vendas do futebol brasileiro
Atacante de 18 anos do Athletico Paraense tem contrato encaminhado com o Barcelona em transação que deve chegar aos 74 milhões de euros; apenas Neymar custou mais
O atacante Vitor Roque está cada vez mais perto do Barcelona. De acordo com informações do ge, o Athletico Paranaense acordou a venda do atleta junto o time espanhol em 74 milhões de euros (próximo a 400 milhões de reais) entre valor fixo e bônus. Além disso, o jovem de 18 anos deve permanecer no futebol brasileiro até o final da atual temporada e o Furacão permanece com uma porcentagem de 20% para vendas futuras.
O martelo ainda não foi batido, mas parece questão de tempo até Vitor Roque se tornar a segunda maior venda do futebol brasileiro. Aos 18 anos, o atacante do Athletico Paranaense deve custar ao Barcelona 40 milhões de euros fixos, além de 21 milhões de bônus e 13 milhões em impostos. A venda, se concretizada, supera a transação do Palmeiras com o Real Madrid por Endrick e fica atrás somente de Neymar, ao trocar o Santos pelo Barcelona.
Confira as 10 maiores vendas do futebol brasileiro:
1) Neymar – 88 milhões de euros
Pode-se dizer que a transferência de Neymar ao futebol europeu foi um marco. Depois do atacante trocar o Santos pelo Barcelona, em 2013, as jovens revelações brasileiras tornaram-se ainda mais alvos dos gigantes clubes do velho continente. A venda de Neymar é polêmica a ponto de que o atleta e os clubes fossem acusados de corrupção e estelionato. À época, o clube espanhol informou que pagou 57 milhões de euros pelo brasileiro e, após investigações, ficou confirmado que o real valor da transferência bateu 88 milhões de euros (400 milhões de reais).
Mais tarde, em 2017, Neymar deixaria o Barcelona para jogar no Paris Saint-Germain (segue no clube francês, mas com o futuro indefinido). A transação bateu recorde e se tornou a mais cara da história do futebol mundial, batendo 222 milhões de euros.
2) Endrick – 72 milhões de euros
O fenômeno da base do Palmeiras acertou sua venda ao Real Madrid antes mesmo de fechar contrato profissional com a equipe brasileiro, com somente 16 anos. Ao todo, o clube merengue vai desembolar 72 milhões de euros para ter Endrick (entre 60 milhões fixados e 12 milhões de taxas). O Real Madrid segue pagando pelo atleta, isso porque o valor foi diluído em 18 meses, até a joia completar 18 anos e se transferir ao clube espanhol, o que deve acontecer na metade da próxima temporada, em 2024.
3 e 4) Vinicius Júnior e Rodrygo – 45 milhões de euros
A transferência de Neymar ao Barcelona trouxe um sentimento de derrota nos bastidores ao Real Madrid e o clube merengue passou a enxergar com maior entusiasmo as estrelas do futebol brasileiro. Em 2017 e 2018, sem querer ver outro talento parar nas mãos do rival, o Real se movimentou no mercado e fechou a contratação de Vinicius Júnior e, em seguida, Rodrygo. As crias do Flamengo e Santos jogaram pouco com as camisas de seus times de formação e logo foram vendidos por 45 milhões de euros.
5) Lucas Moura – 43 milhões de euros
Atualmente sem clube, o atacante Lucas Moura já liderou a lista em transferência que antecedeu a venda de Neymar. Após brilhar no São Paulo e, logo após ser campeão da Sul-Americana, em 2012, Lucas Moura trocou o Morumbi pelo Parque dos Príncipes e integrou o elenco do Paris Saint-Germain pelo valor de 43 milhões de euros.
Fechando o top 10 de maiores vendas do futebol brasileiro:
6) Arthur – 40 milhões de euros (Grêmio e Barcelona)
7) Lucas Paquetá – 35 milhões de euros (Flamengo e Milan)
8) Gabriel Jesus – 32,7 milhões de euros (Palmeiras e Manchester City)
9) Oscar – 31,9 milhões de euros (Internacional e Chelsea)
10) Denílson – 31,5 milhões de euros (São Paulo e Real Bétis)