Atacante brasileiro teve uma indicação a menos do que Thiago Alcântara; a melhor colocação no prêmio foi em 2017, quando ficou em terceiro
O brasileiro Neymar recebeu apenas sete votos como o melhor do mundo no colegiado de 577 pessoas – 193 técnicos, 195 capitães de seleções e 189 jornalistas – no prêmio Fifa The Best, vencido nesta quinta-feira, 17, pelo polonês Robert Lewandowski, artilheiro do Bayern de Munique na última temporada.
Os sete votantes são três técnicos e quatro capitães. Neymar foi o escolhido de dois dos três votos brasileiros: o do zagueiro Thiago Silva, do Chelsea, e de Tite, técnico da seleção, que já havia declarado publicamente a escolha pelo camisa 10. O jornalista Martín Fernandez da Globo, representante da imprensa do país, escolheu Lewandowski como o melhor.
Além dos compatriotas, Neymar recebeu o voto do argentino Lionel Messi, do Barcelona e que concorreu como finalista com Lewandowski, e do zagueiro paraguaio Gustavo Gómez, do Palmeiras. Neymar também foi lembrado por nomes curiosos como o capitão da Coreia do Norte, o atacante Jong Il-gwan, além de Charles Akunnor, técnico de Gana, e Márcio Máximo Barcellos, treinador brasileiro que comanda a seleção da Guiana.
Na lista final, somando as pontuações atribuídas, Neymar terminou na nona colocação geral, com 16 pontos, atrás do meio-campista naturalizado espanhol Thiago Alcântara, atualmente no Liverpool, que ficou com 17.
Curiosamente, Thiago foi citado por oito vezes no colegiado como melhor jogador do mundo na última temporada, uma a mais do que Neymar. O meio-campista teve atuação decisiva na final da Liga dos Campeões, justamente contra o Paris Saint-Germain, de Neymar, em Lisboa, no último dia 23 de agosto. Ele terminou a partida com o maior número de passes no jogo, 75, de 85 tentativas, com mais de 88% de aproveitamento no fundamento.
Neymar participa da premiação da Fifa desde 2011, quando ainda jogava pelo Santos. Na ocasião, ele terminou na décima colocação. De 2011 a 2015 a premiação foi entregue em conjunto com o Bola de Ouro. Em 2017, o atacante brasileiro alcançou a sua melhor colocação com um terceiro lugar. Nos dois últimos anos, porém, ele havia ficado ausente do top 10.
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app