Placar

Libertadores e Sul-Americana estreiam protocolo de combate ao racismo

Gesto universal dos braços cruzados será adotado e pode levar até à suspensão das partidas; entenda como funciona a nova medida e confira os duelos das quartas de final

Por Redação |
Torcida do Fortaleza e seu mosaico contra o racismo - Matheus Amorim / Fortaleza EC

Torcida do Fortaleza e seu mosaico contra o racismo - Matheus Amorim / Fortaleza EC

As quartas de final da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana começam nesta semana, com cinco clubes brasileiros na disputa principal (Atlético-MG, Fluminense, São Paulo, Botafogo e Flamengo) e mais quatro na outra (Corinthians, Fortaleza, Athletico-PR e Cruzeiro). As competições vão estrear um protocolo criado pela Fifa para combater os casos de racismo nos campos de futebol.

Recentemente, a Conmebol  adotou o gesto universal dos braços cruzados em suas competições. O procedimento foi aprovado por unanimidade no 74º Congresso da Fifa, realizado em Bangcoc, na Tailândia, em 17 de maio de 2024, e faz parte da política antidiscriminação da CONMEBOL e de sua campanha “Basta de Racismo”, lançada em 2022.

O gesto universal dos braços cruzados serve para denunciar comportamentos racistas. Ele permitirá que jogadores, árbitros e equipe técnica assumam uma posição firme contra o racismo e foi integrado ao procedimento de três níveis para incidentes discriminatórios em todos os torneios organizados pela Conmebol.

Marcos Senna condena racismo contra Vini Jr: ‘Minoria covarde’

Como funciona o protocolo contra o racismo

Ao cruzar as mãos à altura do pulso, os jogadores podem indicar diretamente ao árbitro principal que estão sendo submetidos a insultos racistas. Em seguida, o árbitro deverá ativar um procedimento de três níveis previsto para esses incidentes.

No primeiro nível, a partida será interrompida. No segundo, se os incidentes continuarem, a partida será temporariamente suspensa e os jogadores e árbitros abandonarão o campo de jogo. Por último, se não cessar durante a suspensão temporária, a partida será definitivamente suspensa.

Todas as 10 Associações Membro concordaram em aderir e aplicar em seus respectivos cenários futebolísticos.

Protocolo antirrascista – Conmebol/Divulgação

Quais os jogos das quartas de final

As partidas das quartas de final da Copa Libertadores reservam dois confrontos brasileiros, o que garante ao menos dois representantes do país na semifinal. Fluminense x Atlético-MG jogam a ida na quarta-feira, 18, no Maracanã, a partir das 19h (de Brasília).  Às 21h30, São Paulo e Botafogo duelam no MorumBis, enquanto o Flamengo visita o Peñarol, na quinta, 19, às 19h. Colo Colo e River Plate, na terça às 21h30, fazem o único confronto que não envolve brasileiros.

Pela Sul-Americana, Fortaleza e Corinthians jogam na terça-feira, 17, a partir das 21h30. Na quinta, 19, ambos às 21h30, o Athletico-PR recebe o Racing em Curitiba e o Cruzeiro visita o Libertad em Assunção.

A Conmebol já definiu que a final da Copa Libertadores será jogada em Buenos Aires, na Argentina, em 30 de novembro, e a da Sul-Americana se encerra em 27 de novembro, em Assunção, no Paraguai, mas os estádios não foram anunciados (clique aqui e saiba por quê).

Copa Libertadores 

Colo Colo x River Plate
Fluminense x Atlético-MG
São Paulo x Botafogo
Peñarol x Flamengo

Copa Sul-Americana
Fortaleza x Corinthians
Athletico-PR x Racing
Libertad x Cruzeiro
Lanús x Independiente Medellín

Sair da versão mobile