Publicidade
Publicidade

‘Guardiola é um doente do futebol’, diz Robben

Atacante holandês revela que o treinador do Bayern de Munique é capaz de ligar para um atleta em plena madrugada para conversar sobre tática

O holandês Arjen Robben deu detalhes sobre a personalidade de seu treinador no Bayern de Munique, o excêntrico Pep Guardiola. Em entrevista à revista francesa France Football, o atacante revelou que o técnico espanhol é obcecado por táticas e mantém uma relação bem aberta com os atletas. “Guardiola é um doente do futebol e pode te ligar às três da manhã para falar de tática. Melhorou o Bayern e fez dele mais flexível com vários sistemas de jogo para se adaptar durante um mesmo jogo, deixando-nos cada vez mais imprevisíveis”, afirmou Robben. Guardiola chegou ao clube alemão no ano passado, depois de conquistar todos os títulos possíveis pelo Barcelona entre 2008 e 2012.

Publicidade

Leia também:

‘Nunca demitiremos Guardiola’, diz presidente do Bayern ​

‘Não me canso de ganhar prêmios’, diz Cristiano Ronaldo​

Eto’o e Ribéry criticam seus técnicos, Mourinho e Guardiola

O atacante holandês, que tem nos dribles e arrancadas suas principais qualidades, negou que tenha sofrido com a filosofia de Guardiola, baseada na troca de passes. “Melhorei como jogador, sobretudo taticamente. Tenho movimentos mais inteligentes, penso mais, mas sem perder minha espontaneidade. Desde pequeno eu já gostava de driblar os adversários. No meu jogo o ritmo é primordial e, ainda que a defesa possa se antecipar, é o instinto que permite fazer a diferença”.

Robben ainda comentou sobre suas chances de conquistar a Bola de Ouro em 2014. O holandês disse preferir vencer campeonatos a ser escolhido o melhor do mundo e colocou Lionel Messi e Cristiano Ronaldo à frente dos demais. “A Bola de Ouro nunca foi uma obsessão, é um prêmio individual e eu me fixo nos objetivos coletivos, mas seria um bonito reconhecimento e um motivo de orgulho. Não gosto de me comparar aos demais, mas Ronaldo e Messi são dois monstros. O que fazem há seis anos vai além da realidade. São superiores a todos”, explicou Robben, um dos destaques da Copa do Mundo no Brasil pela seleção holandesa.

Publicidade

(Com Gazeta Press)

Continua após a publicidade

Publicidade