Em uma noite inspirada de Carlos Vinícius, o Grêmio conquistou uma vitória fundamental sobre o São Paulo por 2 a 0, nesta quinta-feira, 16, na Arena, em Porto Alegre. O centroavante foi o autor dos dois gols da partida, válida pela 28ª rodada do Brasileiro Série A, e comandou o triunfo que permite ao time gaúcho sonhar com uma vaga na próxima Libertadores da América.

Pressão gaúcha e gol no fim do primeiro tempo

O duelo de tricolores começou equilibrado, mas o Grêmio gradualmente assumiu o controle das ações. O São Paulo sofreu um baque logo aos 12 minutos, com a lesão de Wendell, mas foram os donos da casa que criaram as melhores oportunidades. Aos 35, Cristian Pavón, que entrou no lugar do também lesionado Alysson, fez grande jogada individual e obrigou o goleiro Rafael a fazer uma defesa espetacular. A pressão continuou e, aos 38, o zagueiro Wagner Leonardo aproveitou rebote de escanteio e parou em outra ótima intervenção do goleiro são-paulino. A insistência foi recompensada aos 39 minutos: após chute de Amuzu que desviou na zaga, a bola sobrou para Carlos Vinícius, que girou rápido e bateu de esquerda para abrir o placar.

VAR e pênalti definem o placar

Na volta do intervalo, o Grêmio manteve o ímpeto e não demorou a ampliar a vantagem. Aos 54 minutos, Edenílson foi derrubado por Sabino dentro da área. Após revisão no monitor do VAR, o árbitro Davi De Oliveira Lacerda marcou o pênalti. Na cobrança, Carlos Vinícius deslocou Rafael com categoria e marcou seu segundo gol na partida, selando o 2 a 0 no placar. O gol desestabilizou o São Paulo, que não conseguiu esboçar uma reação consistente.

São Paulo inofensivo e festa na Arena

Com a vantagem confortável, o Grêmio administrou o resultado e ainda criou chances para golear. O São Paulo, por sua vez, mostrou pouca criatividade e poder de fogo. A melhor chance dos visitantes veio com o ex-gremista Ferreira, que, cara a cara com o goleiro Gabriel Grando, chutou para fora e foi vaiado pela torcida local. Nos minutos finais, Rafael ainda fez outras duas grandes defesas em chutes de Cristian Oliveira e Cristaldo, evitando um placar mais elástico. Com o resultado, o Grêmio sobe na tabela e se aproxima da briga por uma vaga na Libertadores, enquanto o São Paulo se distancia do objetivo continental.