G-8? Como ficam as vagas para a Libertadores e quem briga por elas
Finais da Copa do Brasil e Libertadores devem abrir mais vagas para a competição internacional em 2023; veja o que precisa acontecer
Com o Campeonato Brasileiro nas últimas rodadas, os classificados à Libertadores de 2023 já estão bem desenhados. Contudo, como todos os finalistas da Copa do Brasil e da Libertadores estão também entre os seis primeiros da competição, a expectativa por mais vagas cresce: é bem provável que o G-6 se torne G-8, levando mais times via Brasileirão para o principal torneio de clubes da América do Sul.
Assine #PLACAR por apenas R$ 9,90/mês. Não perca!
Atualmente, o sétimo colocado do campeonato é o Atlético Mineiro, com 47 pontos, enquanto o oitavo é o América Mineiro, com 45.
Até o 12º lugar, a diferença é de apenas seis pontos – Fortaleza (44), Botafogo (43 pontos), Santos (43) e São Paulo (41, com um jogo a menos) são as equipes com maiores chances de brigar pelas prováveis vagas extras.
A Copa do Brasil será decidida nesta quarta-feira, 19, por Flamengo (atual 3º colocado do Brasileirão) e pelo Corinthians (atual 5º colocado). O campeão assegura vaga direta para a Libertadores.
A final da Libertadores acontece no próximo dia 29, entre o Rubro-Negro carioca e o Athletico Paranaense (atual 6º colocado). Completam as primeiras posições o líder Palmeiras (68), o vice Internacional (60). O Fluminense é o quarto, com 54.
De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), somente o Verdão já assegurou vaga na próxima Libertadores.
Inter e Flamengo, por sua vez, têm 99,9% e 99,1%, respectivamente. Já Corinthians e Fluminense possuem 97,3% e 96,5% de probabilidades. O Furacão tem 65,3%.
Entre os times que brigam pelas vagas extras, o Galo é o melhor cotado com 17,1%, enquanto o Fortaleza o segundo, com 10,3%. Se classificar, o Leão do Pici sacramentará uma campanha histórica já que encerrou o primeiro turno na última colocação do torneio.