Interferência do governo na Federação Nigeriana causou a punição
O Comitê de Urgência da Fifa decidiu, nesta quarta-feira, suspender a Federação Nigeriana por causa da interferência do governo no futebol do país. A decisão, que tem efeito imediato, faz com que nenhuma seleção nacional ou clubes da Nigéria possam participar de qualquer partida internacional.
Leia também:
‘Homem da mala’ voltou a dar azar a africanos em Brasília
Presidente da Nigéria liga para jogadores para evitar greve
França despacha a Nigéria nas oitavas de final, 2 a 0
Depois da eliminação da Nigéria na Copa do Mundo (com a derrota por 2 a 0 para a França nas oitavas de final), o governo nigeriano retirou do poder o presidente da Federação Nigeriana de Futebol, Aminu Maigari (que foi preso após retornar do Brasil), e seu comitê executivo. A alegação foi a de que eles não foram capazes de resolver o problema criado com o pagamento de bônus dos jogadores durante o Mundial. O ministro do Esporte do país nomeou um funcionário público para administrar a entidade.
Como a interferência governamental em assuntos de esporte é proibida pela Fifa, a federação foi suspensa. A punição só será interrompida se as ações judiciais do governo forem retiradas e o Comitê Executivo da federação for devidamente eleito.
Siga no Instagram: uma seleção de fotos exclusivas em @vejanoinsta
Acompanhe VEJA Esporte no Facebook
Com a decisão da Fifa, a equipe feminina de futebol da Nigéria não poderá participar do Mundial Sub-20, entre 5 e 24 de agosto. O próximo compromisso da seleção masculina está marcado para setembro, pelas Eliminatórias da Copa Africana de Nações de 2015.
(Com Estadão Conteúdo)
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app