Fifa indica uso de árbitro de vídeo na Copa do Mundo
Entidade já conversa com patrocinadores sobre o uso da tecnologia na Rússia
O árbitro assistente de vídeo (VAR, na sigla em inglês) será utilizado na Copa do Mundo pela primeira vez e negociações estão em andamento com possíveis patrocinadores para aparecer quando a tecnologia for utilizada, afirmou um executivo da Fifa nesta segunda-feira. “Definitivamente, o VAR vai acontecer”, afirmou o diretor comercial da entidade, Philippe Le Floc’h à agência de notícias The Associated Press. “É ótimo ter tecnologia no futebol porque isso é uma coisa justa”.
O uso das repetições de vídeo podem levar a paralisações maiores dos jogos na Rússia, pois diferentes ângulos são revisados, apresentando uma oportunidade para a Fifa utilizar o tempo extra para exposição de marcas na transmissão global. “Estamos falando com várias empresas tecnológicas que estão muito interessadas com o que estamos fazendo no lado tecnológico das coisas”, disse Floc’h, durante evento do tour da taça da Copa do Mundo em Londres, nesta segunda-feira.
Os árbitros foram auxiliados pela primeira vez por recursos tecnológicos na Copa do Mundo de 2014. Naquela oportunidade, foi utilizada a tecnologia na bola, que enviava uma mensagem instantânea ao relógios dos juízes quando cruzava a linha do gol.
A decisão final de permitir que as repetições se tornem parte das regras do jogo será na reunião da International Board, em 2 de março. Elas só deverão ser utilizadas em lances duvidosos envolvendo gols, pênaltis, cartões vermelhos e a identidade dos atletas.