Publicidade
Publicidade

Fifa dá sinal verde para testar uso de vídeo em lances duvidosos

“Essa foi uma decisão histórica”, indicou Jonathan Ford, um dos dirigentes na reunião. A IFAB acredita que os testes possam começar em 2017

A Fifa e a International Board (IFAB) aprovaram neste sábado o uso do vídeo em lances duvidosos no futebol, numa decisão histórica para o esporte. Falando após o encontro dos dirigentes responsáveis pelas regras do futebol em Cardiff, no País de Gales, a IFAB indicou que os testes vão começar em diferentes ligas.

Publicidade

“Essa foi uma decisão histórica”, indicou Jonathan Ford, um dos dirigentes na reunião. Segundo a IFAB, por dois anos os testes serão realizados e, em 2018, uma decisão final será tomada. “Existem várias ligas no mundo que querem testar e vamos concentrar esses exames na IFAB para ter um controle completo sobre o tema”, indicou Ford. Já foi decretado que as câmeras constarão na final da Liga dos Campeões deste ano, que será realizada no Estádio San Siro, em Milão, na Itália.

Leia também:

Futebol, enfim, deve aprovar ajuda tecnológica aos árbitros

A tecnologia entrou em campo, mas pode ajudar muito mais

Protocolos serão estabelecidos para padronizar os testes e a IFAB insiste que não bastará apenas colocar duas câmeras em campo. O órgão acredita que os testes possam começar em 2017. No total, 13 ligas pediram para fazer os testes, entre elas a CBF. Segundo comunicado da Fifa, haverá um árbitro assistente responsável por acionar os vídeos quando for necessário. A reprodução dos vídeos poderá acontecer através de uma requisição do árbitro principal ou em comunicado entre a equipe de arbitragem do jogo. A intenção não é ter 100% de acerto em todas as decisões do juiz, mas contribuir com as decisões que podem mudar o rumo de um jogo, com gols duvidosos.

Publicidade

“Estamos escutando os torcedores. Temos de ser cautelosos, mas vamos tomar passos adiante para que uma nova era comece”, disse Gianni Infantino, o novo presidente da Fifa.

(Da redação)

Continua após a publicidade

Publicidade