A McLaren enfim anunciou qual será a sua dupla de pilotos para a temporada de 2015 da Fórmula 1. Na manhã desta quinta-feira, a equipe inglesa confirmou a aguardada volta do espanhol Fernando Alonso e garantiu a permanência do inglês Jenson Button no ano que vem. Com isso, o dinamarquês Kevin Magnussen perdeu seu posto no time. Ele será o piloto reserva em 2015, após um ano como titular. No site oficial da McLaren, Fernando Alonso se disse animado por voltar à equipe que, como nos tempos do brasileiro Ayrton Senna, fará parceria com a Honda, em 2015. “Nunca escondi minha profunda admiração por Ayrton Senna, meu ídolo na pista, minha referência”, afirmou Alonso.
Leia também:
F1: temporada de 2015 pode ter recorde de corridas
Vídeo: Ferrari mostra como foram as primeiras voltas de Vettel
FIA conclui que erro de Bianchi causou acidente no Japão
“Ainda me lembro dos tempos de criança, com pôsteres no armário e meus carros de brinquedo, quando eu sonhava em imitar o Senna. Estou honrado de fazer parte da mesma parceria”, afirmou o espanhol de 33 anos. Ele fará seu retorno à McLaren depois de uma passagem tumultuada pela equipe em 2007. Naquele ano, o espanhol esteve envolvido em um escândalo de espionagem que gerou uma multa de 100 milhões de dólares e a desclassificação da McLaren no Mundial de Construtores. Além disso, Alonso manteve uma rivalidade intensa com seu então parceiro Lewis Hamilton, no ano em que Kimi Raikkonen, da Ferrari, foi o campeão.
Os conflitos dentro da equipe geraram a rescisão contratual, por decisão mútua, no fim de 2007 e Alonso voltou à Renault, equipe que defendeu por mais dois anos antes de correr pela Ferrari a partir de 2010. Seduzido pelas promessas de um renascimento da McLaren, Alonso aceitou o desafio de retornar à equipe. Sem vencer uma corrida há dois anos, a McLaren mudou sua direção no fim do ano passado e agora, com uma dupla de pilotos mais experiente, pretende voltar a brigar por pódios.
Com o fim do mistério na McLaren, o grid da Fórmula 1 está praticamente definido para 2015. Somente a Caterham e a Manor, novo nome da Marussia, não definiram seus pilotos. As duas nanicas, contudo, ainda nem estão garantidas no campeonato. Em grave crise financeira, elas constam na lista inicial divulgada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), mas ainda precisam confirmar seus lugares na competição do próximo ano.
1/73 A briga que marcou a temporada: Nico Rosberg x Lewis Hamilton (na foto, brigando pela liderança no GP da Rússia, em Sochi) (Paul Gilham/Getty Images)
2/73 Nico Rosberg vence o GP Brasil de Fórmula 1 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
3/73 Nico Rosberg vence o GP Brasil de Fórmula 1 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
4/73 Mercedes conquista mais uma dobradinha na temporada: vitória de Nico Rosberg e segundo lugar de Lewis Hamilton, o brasileiro Felipe Massa da Williams fechou o pódio (Ivan Pacheco/VEJA.com)
5/73 Lewis Hamilton da Mercedes durante treino classificatório para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
6/73 Felipe Massa levou a Williams ao terceiro lugar no GP Brasil 2014 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
7/73 As mulheres no GP do Brasil no Autódromo de Interlagos em São Paulo, nas arquibancadas e nos boxes (Ivan Pacheco/VEJA.com)
8/73 Felipe Massa conquistou o terceiro lugar no GP Brasil (Ivan Pacheco/VEJA.com)
9/73 Torcida invade a pista de Interlagos após a corrida para comemorar o terceiro lugar no pódio do brasileiro Felipe Massa da Williams (Ivan Pacheco/VEJA.com)
10/73 Felipe Massa levou a Williams ao terceiro lugar no GP Brasil 2014 (Ivan Pacheco/VEJA.com)
11/73 As mulheres no GP do Brasil no Autódromo de Interlagos em São Paulo, nas arquibancadas e nos boxes (Ivan Pacheco/VEJA)
12/73 Romain Gosjean, da Lotus, faz treino livre em Interlagos (Ivan Pacheco/VEJA)
13/73 Lewis Hamilton vence GP dos Estados Unidos, em Austin (Mark Thompson/Getty Images)
14/73 Lewis Hamilton vence GP dos Estados Unidos, em Austin (Vladimir Rys/Getty Images)
15/73 Lewis Hamilton vence GP dos Estados Unidos, em Austin (Mark Thompson/Getty Images)
16/73 O inglês Lewis Hamilton espirra champanhe, após vencer o GP da Rússia em Sochi (Yuri Kadobnov/AFP)
17/73 O piloto da Mercedes, Lewis Hamilton, vence o GP da Rússia em Sochi (Clive Mason/Getty Images)
18/73 Lewis Hamilton venceu o agitado GP do Japão em Suzuka (Jiri Krenek/isifa/Getty Images)
19/73 O brasileiro Felipe Massa durante o GP do Japão em Suzuka (VEJA.com/Getty Images)
20/73 Lewis Hamilton venceu o agitado GP do Japão em Suzuka (Jiri Krenek/isifa/Getty Images)
21/73 O francês Jules Bianchi, da Marussia, sofreu um grave acidente a nove voltas do fim do GP do Japão de Fórmula 1, vencido por Lewis Hamilton (Mercedes), debaixo de forte chuva (Clive Mason/Getty Images)
22/73 O francês Jules Bianchi, da Marussia, sofreu um grave acidente a nove voltas do fim do GP do Japão de Fórmula 1, vencido por Lewis Hamilton (Mercedes), debaixo de forte chuva (Clive Mason/Getty Images)
23/73 Lewis Hamilton, da Mercedes, vence o Grande Prêmio de Singapura 2014 (Jiri Krenek/Getty Images)
24/73 Lewis Hamilton, da Mercedes, vence o Grande Prêmio de Singapura 2014 (Peter J Fox/Getty Images)
25/73 Lewis Hamilton, da Mercedes, vence o Grande Prêmio de Singapura 2014 (Dan Istitene/Getty Images)
26/73 Lewis Hamilton, da Mercedes, vence o Grande Prêmio de Singapura 2014 (Vladimir Rys/Getty Images)
27/73 Nico Rosberg vence o Grande Prêmio da Alemanha de Fórmula 1 (Rainer W. Schlegelmilch/Getty Images)
28/73 Nico Rosberg vence o Grande Prêmio da Alemanha de Fórmula 1 (Drew Gibson/Getty Images)
29/73 Nico Rosberg vence o Grande Prêmio da Alemanha de Fórmula 1 (Dan Istitene/Getty Images)
30/73 Lewis Hamilton vence pela segunda vez o GP de Silverstone, na Inglaterra (Drew Gibson/Getty Images)
31/73 Lewis Hamilton vence pela segunda vez o GP de Silverstone, na Inglaterra (Drew Gibson/Getty Images)
32/73 Lewis Hamilton durante corrida em Silverstone (Reuters/VEJA)
33/73 Nico Rosberg, da Mercedes, superou o colega Hamilton e venceu a terceira na temporada (Mark Thompson/ Getty Images/VEJA)
34/73 Nico Rosberg, da Mercedes, vence GP da Áustria de Fórmula 1 (Vladimir Rys/Getty Images)
35/73 Nico Rosberg, da Mercedes, vence GP da Áustria de Fórmula 1 (Rom Romney/Getty Images)
36/73 Felipe Massa, da Williams termina na quarta colocação no GP da Áustria de F1, em Spielberg (Bernadett Szabo/Reuters/VEJA)
37/73 O australiano Daniel Ricciardo vence o Grande Prémio do Canadá, sétima prova do Mundial de Fórmula 1 de 2014 (Tom Pennington/Getty Images/VEJA)
38/73 O australiano Daniel Ricciardo vence o Grande Prémio do Canadá, sétima prova do Mundial de Fórmula 1 de 2014 (The Canadian Press/Graham Hughes/AP/VEJA)
39/73 O australiano Daniel Ricciardo vence o Grande Prémio do Canadá, sétima prova do Mundial de Fórmula 1 de 2014 (Stan Honda/AFP/VEJA)
40/73 O australiano Daniel Ricciardo vence o Grande Prémio do Canadá, sétima prova do Mundial de Fórmula 1 de 2014 (The Canadian Press/Paul Chiasson/AP/VEJA)
41/73 O australiano Daniel Ricciardo vence o Grande Prémio do Canadá, sétima prova do Mundial de Fórmula 1 de 2014 (Mark Thompson/Getty Images/AFP/VEJA)
42/73 O brasileiro Felipe Massa bateu na última volta do GP do Canadá, em Montreal, neste domingo (08) (Jim Watson/AFP/VEJA)
43/73 Largada do Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1, neste domingo (08) (Mark Thompson/Getty Images/AFP/VEJA)
44/73 O piloto da Mercedes Nico Rosberg durante o Grande Prémio do Canadá, sétima prova do Mundial de Fórmula 1 de 2014 (Valdrin Xhema/EPA/EFE/VEJA)
45/73 Nico Rosberg, da Mercedes, vence o Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1 (Alexander Klein/AFP/VEJA)
46/73 Nico Rosberg vence o GP de Mônaco de Fórmula 1 (Vladimir Rys/Getty Images)
47/73 Nico Rosberg vence o GP de Mônaco de Fórmula 1 (Vladimir Rys/Getty Images)
48/73 Daniel Ricciardo durante o GP de Mônaco de Fórmula 1 (Vladimir Rys/Getty Images)
49/73 Lewis Hamilton, da Mercedes, comemora a vitória no GP da Espanha: a quarta seguida em cinco corridas na temporada 2014 (Lluis Gene/AFP/VEJA)
50/73 Carros durante a largada do Grande Prêmio da Espanha, no circuito de Barcelona-Catalunha, em Montmeló (Albert Gea/Reuters/VEJA)
51/73 O piloto alemão Sabastian Vettel durante a competição do F1 Grande Prêmio da Espanha, no circuito de Barcelona-Catalunha (Juan Medina/Reuters/VEJA)
52/73 Nico Rosberg é fotografado ao lado do campeão Lewis Hamilton, da Mercedes, e do terceiro colocado, o piloto da RedBull, Daniel Ricciardo durante o Grande Prêmio da Espanha (Juan Medina/Reuters/VEJA)
53/73 Lewis Hamilton cruza a linha de chegada durante o Grande Prêmio da Espanha, no circuito de Barcelona-Catalunha, em Montmeló (Sergio Carmona/Reuters/VEJA)
54/73 Hamilton festeja sua vitória no Grande Prêmio da China de Fórmula 1 ao lado de Alonso (Reuters/VEJA)
55/73 Lewis Hamilton durante o Grande Prêmio da China de Fórmula 1 (Mark Ralston/AFP/VEJA)
56/73 Lewis Hamilton, da Mercedes comemora a vitória no Grande Prêmio do Bahrein de Fómula 1, a terceira etapa da temporada 2014 (Caren Firouz/Reuters/VEJA)
57/73 Lewis Hamilton, da Mercedes comemora a vitória no Grande Prêmio do Bahrein de Fómula 1, a terceira etapa da temporada 2014 (Mark Thompson/Getty Images/VEJA)
58/73 Lewis Hamilton, da Mercedes durante o Grande Prêmio do Bahrein de Fómula 1 (Valdrin Xhemaj/EFE/EPA/VEJA)
59/73 Nico Rosberg da Mercedes no Grande Prêmio do Bahrein de Fórmula 1, a terceira etapa da temporada 2014 (Thaier Al-Sudani/Reuters/VEJA)
60/73 Grande Prêmio do Bahrein de Fórmula 1 (Paul Gilham/Getty Images/VEJA)
61/73 Grande Prêmio do Bahrein de Fórmula 1 (Srdjan Suki/EFE/EPA/VEJA)
62/73 Grande Prêmio do Bahrein de Fórmula 1 (Hassan Ammar/AP/VEJA)
63/73 O britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu neste domingo (30) o Grande Prêmio da Malásia de Fórmula 1, no circuito de Sepang (Lai Seng Sin/AP/VEJA)
64/73 O britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu neste domingo (30) o Grande Prêmio da Malásia de Fórmula 1, no circuito de Sepang (Lai Seng Sin/AP/VEJA)
65/73 O britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu neste domingo (30) o Grande Prêmio da Malásia de Fórmula 1, no circuito de Sepang (Diego Abubel/EPA/EFE/VEJA)
66/73 O britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu neste domingo (30) o Grande Prêmio da Malásia de Fórmula 1, no circuito de Sepang (Peter Lim/Reuters/VEJA)
67/73 O britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu neste domingo (30) o Grande Prêmio da Malásia de Fórmula 1, no circuito de Sepang (Samsul Said/Reuters/VEJA)
68/73 O britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu neste domingo (30) o Grande Prêmio da Malásia de Fórmula 1, no circuito de Sepang (Ed Jones/AFP/VEJA)
69/73 Hamilton e Rosberg, da Mercedes, largam na frente na Malásia: Mercedes domina de ponta a ponta (Roslan Rahman/AFP/VEJA)
70/73 O brasileiro Felipe Massa (Williams) durante o Grande Prêmio da Malásia (Mark Thompson/Getty Images/VEJA)
71/73 A primeira etapa da temporada 2014 da Fórmula 1, em prova disputada em Melbourne, Austrália, teve vitória de Nico Rosberg, piloto alemão da Mercedes (Ker Robertson/Getty Images)
72/73 Felipe Massa, da Williams, deixa o carro depois da batida que o tirou do GP da Austrália, primeira prova da temporada 2014 (Diego Azubel/EFE/VEJA)
73/73 Nico Rosberg, da Mercedes, durante treino classificatório, na Austrália (AFP/VEJA)
(Com Estadão Conteúdo)
Continua após a publicidade