Embaixada vai evacuar cidadãos brasileiros da Ucrânia, diz diplomata
Após ataques russos, jogadores do Brasil no futebol ucraniano publicaram pedidos de ajuda
Após pedido de ajuda de jogadores brasileiros que estão na Ucrânia, o embaixador do país em Kiev, Norton Rapesta, afirmou que os cidadãos do Brasil no país serão evacuados. A nação do leste europeu é alvo de ataques da Rússia, após semanas de tensão entre os países que culminou em uma invasão militar ordenada pelo presidente Vladimir Putin.
Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 6,90/mês. Não perca!
Em entrevista à BBC, o diplomata afirmou: “Nós vamos evacuar os brasileiros. Jogadores de futebol, todo mundo”. Sem detalhar o processo, Rapesta afirmou que a operação já está pronta e foi divulgada com o Itamaraty, órgão federal responsável pelas relações internacionais.
Ao todo, 31 brasileiros jogam o Campeonato Ucraniano, sendo 13 deles no Shakhtar Donetsk. Mais cedo, atletas do Shakhtar e do Dínamo de Kiev publicaram vídeo junto a seus familiares, isolados em um hotel, clamando por ajuda. Outros jogadores também se manifestaram, pedindo suporte governamental.
Após avanço de tropas russas nas fronteiras com a Ucrânia nos últimos dias, o presidente Vladimir Putin anunciou uma “operação militar especial” na madrugada desta quinta-feira. Várias cidades ucranianas foram atacadas, com registros de bombardeios e explosões. A Ucrânia decretou Lei Marcial (substituição de leis do país por leis militares) e anunciou que distribuirá armas à população. Este é o maior ataque na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.