Publicidade
Publicidade

Dunga convoca de novo na próxima quinta. Clubes tremem

Seleção deverá desfalcar as equipes do país em partidas decisivas da Copa do Brasil e do Brasileirão. Tudo para disputar amistosos contra Turquia e Áustria

A CBF anunciou nesta quinta-feira que o técnico Dunga fará a próxima convocação da seleção dentro de uma semana, no dia 23 de outubro. A lista incluirá os jogadores que participarão dos amistosos do mês de novembro, contra Turquia e Áustria – duas equipes que nem sequer participaram da última Copa do Mundo -, na Europa. Depois de anunciar os convocados, Dunga deverá conceder uma entrevista coletiva. Além disso, o evento, marcado para 11 horas (de Brasília), servirá para a CBF anunciar os detalhes da viagem. Os clubes brasileiros estarão de olho – afinal, a programação da seleção poderá interferir diretamente em partidas decisivas do Brasileirão e da Copa do Brasil, que estarão na reta final justamente no período da excursão organizada pela CBF.

Publicidade

Leia também:

Após Copa, Brasil está invicto – e seus carrascos, em crise

Dunga sinaliza que desfalcará finalistas da Copa do Brasil

Muricy critica CBF e brinca que pode ter de substituir Kaká

Em dia de Brasileirão esvaziado, confira bizarrices da CBF

O primeiro jogo da turnê será contra a Turquia, em 12 de novembro, uma quarta-feira, em Istambul. Se a viagem for marcada para o domingo, dia 9, os times brasileiros com atletas convocados poderão ter desfalques na rodada do Brasileirão. No mesmo dia do amistoso acontece a primeira partida da decisão da Copa do Brasil. O Atlético-MG, de Diego Tardelli, o Cruzeiro, de Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart, e o Flamengo já estão nas semifinais. Nesta quinta, Santos (de Robinho) e Botafogo (de Jefferson) decidem a última vaga. No dia 18, uma terça, o Brasil pega a Áustria, em Viena. Por causa dessa partida, os clubes do país poderão ficar desfalcados em mais duas rodadas do Brasileirão (a não ser que os atletas saiam do amistoso direto para o aeroporto, jogando logo depois do desembarque no país).

Os clubes têm reclamado do fato de a CBF não interromper as competições nacionais nas datas Fifa, fazendo com que as equipes com atletas convocados – não por coincidência, alguns dos craques com maiores salários no futebol brasileiro -, sejam desfalcadas justamente quando mais precisam de seus principais jogadores. Sem Éverton Ribeiro, que pouco jogou pela seleção, o Cruzeiro, líder do Brasileirão, perdeu dois jogos seguidos na última semana. O São Paulo, desfalcado de Kaká e Souza, precisou recorrer a jogadores novatos para completar seu time no fim de semana. E na noite de quarta, jogadores de Corinthians e Atlético-MG chegaram para a partida decisiva das quartas de final da Copa do Brasil em cima da hora do jogo, após quase 30 horas viajando.

Publicidade

(Com agência Gazeta Press)

Continua após a publicidade

Publicidade