Publicidade
Publicidade

Dia de superclássico decisivo: o Real recebe o Barcelona

Com Messi, Neymar e Cristiano confirmados, o maior duelo do futebol espanhol pode fazer a equipe de Madri disparar na ponta – ou aproximar os arquirrivais

“Precisamos ganhar. Nem mesmo o empate será um bom resultado para nós”, afirmou o treinador do Barça, Gerardo Martino

Este domingo é especial para os fãs do futebol. É dia do principal duelo entre clubes da atualidade – e, além de toda a rivalidade e da presença dos maiores craques do mundo, a partida é absolutamente decisiva. Derrotado por 2 a 1 pelo Barcelona no primeiro turno, em 23 de outubro do ano passado, o Real Madrid tirou lições do revés no Camp Nou e, desde então, não perdeu de mais nenhum adversário. Agora líder do Campeonato Espanhol, o time comandado pelo técnico Carlo Ancelotti reencontra seu último algoz neste domingo, às 17 horas (de Brasília), no Estádio Santiago Bernabéu, em clássico que vai determinar os rumos da competição.

Publicidade

Embalado, o time da capital tem a oportunidade de praticamente eliminar as chances de o Barcelona ser campeão da competição. Com 70 pontos, o Real tem três de vantagem em relação ao vice-líder, Atlético de Madrid, e está quatro pontos à frente do Barcelona, que aparece na terceira posição. Depois da derrota na casa dos arquirrivais, a equipe branca disputou 31 partidas, entre Espanhol, Liga dos Campeões e Copa do Rei, e conquistou 26 vitórias e cinco empates. O grande momento em campo fez com que o Real Madrid revertesse a desvantagem em pontos para Barcelona e Atlético de Madrid, assumindo a liderança do torneio nacional na 25ª rodada.

“Sempre considerei que eles formam uma equipe muito forte. Todos pensam desta maneira. Pode ser que eles tenham tido alguns problemas recentemente, mas continuaram ganhando suas partidas. O confronto deste domingo será muito equilibrado”, afirmou Ancelotti. Artilheiro do campeonato, com 25 gols, o atacante Cristiano Ronaldo está confirmado entre os titulares dos donos da casa. Ainda no setor ofensivo, o meio-campista Gareth Bale e o centroavante Karim Benzema retornam ao time. Por outro lado, o atacante Jesé, com lesão nos ligamentos do joelho direito, é desfalque certo para o resto da temporada.

Publicidade

Leia também:

Para torcida, Neymar deve ser reserva contra o Real

Continua após a publicidade

Liga dos Campeões terá Bayern x United e Barça x Atlético

O clube catalão, por sua vez, tem oscilado em seus jogos mais recentes da competição nacional e complicou sua participação na disputa pelo título. Apesar de ter goleado o Osasuna por 7 a 0 na última rodada, o time do técnico Gerardo Martino foi derrotado por dois clubes apenas medianos (Real Sociedad e Valladolid) em menos de três semanas. Com isso, uma vitória no Santiago Bernabéu é fundamental para as pretensões do elenco do clube catalão. “É a nossa última cartada no torneio. Uma coisa é recuperar um ponto faltando nove rodadas, enquanto outra é tirar sete pontos de desvantagem. As equipes grandes não podem perder tantos pontos. Precisamos ganhar. Nem mesmo o empate será um bom resultado para nós”, afirmou o treinador do Barça.

Principal contratação do Barcelona para a temporada, o atacante Neymar foi o grande protagonista do clássico do primeiro turno, marcando um gol e dando assistência para o outro no triunfo por 2 a 1. O brasileiro, porém, tem sido bastante questionado pela imprensa espanhola por causa de seu rendimento recente. Mesmo assim, segue como titular no setor ofensivo ao lado de Lionel Messi. “Devemos lembrar que Neymar estava fazendo uma grande temporada, mas foi atrapalhado por uma lesão no tornozelo direito em janeiro. Não sei se jogará ou não agora, mas eu, particularmente, vejo que ele está bem adaptado ao nosso time’, analisou o lateral Jordi Alba.

(Com agência Gazeta Press)

Continua após a publicidade

Publicidade