Criticado, Neymar nega ação de marketing e explica comemoração
Atacante do PSG disse que equilibrou chuteira na cabeça para felicitar amigo pelo aniversário. Jornais europeus, porém, o trataram como “irritante”
Neymar voltou a chamar a atenção em mais uma vitória do Paris Saint-Germain, por 2 a 0 sobre o Amiens, pela Copa da Liga Francesa, nesta quarta-feira. O atacante da seleção brasileira marcou um gol e celebrou de forma inusitada: equilibrando sua chuteira na cabeça. Jornais europeus se apressaram em criticar Neymar, considerando o gesto uma forma de promover seu novo calçado, mas o jogador veio a público negar uma possível estratégia de marketing. Segundo ele, tudo não passou de uma homenagem a um de seus “parças”.
“Quem conhece o @jcelsomoraes sabe o porquê da minha comemoração e quem não conhece é só arrastar pro lado que vai entender. Parabéns irmão, muitas felicidades… Tamo juntooooo”, escreveu Neymar, desejando feliz aniversário ao amigo João Celso Moraes. Nas imagens, o amigo de Neymar aparece equilibrando copos na cabeça durante festas.
Críticas pesadas
Alguns jornais europeus consideraram que Neymar estaria apenas querendo promover sua nova chuteira. Outros suspeitaram que se trataria de uma homenagem a Ronaldo, já que a chuteira de Neymar, batizada de “Fenômeno”, é uma releitura do modelo usado pelo ex-camisa 9 durante a Copa de 1998.
O diário L’Equipe, da França, porém, foi bem duro com Neymar. Um artigo assinado pelo jornalista Hugo Delom, intitulado “Irritado e irritante”, citou não apenas o gesto com a chuteira, mas o de pedir silêncio à torcida adversária e o de provocar adversários com dribles e firulas exageradas.
O diário catalão Sport pegou carona e escreveu que “A França descobre a versão mais irritante de Neymar” e ainda iniciou o texto dizendo “Bem vindos à República Independente de Neymar, que faz o que quer, quando quer e sem se importar com quem atinge.”