Cristiano Ronaldo bate mais um recorde; o que ainda falta ao português?
Atacante de 36 anos chegou a 109 gols por sua seleção, igualando marca do iraniano Ali Daei, que o parabenizou
Cristiano Ronaldo não para nunca. Aos 36 anos, o atacante português segue pulverizando recordes com sua sina goleadora. Nesta quarta-feira, 23, o camisa 7 marcou duas vezes, ambas de pênalti, no empate em 2 a 2 de Portugal diante da França, pela Eurocopa, em Budapeste, e alcançou mais uma façanha: igualou-se ao iraniano Ali Daei como o maior artilheiro de uma seleção nacional, com 109 bolas na rede.
Assine a revista digital no app por apenas R$ 8,90/mês
O próprio Daei fez questão de homenagear o colega.”Parabéns a Cristiano Ronaldo, que agora está a um gol de bater o recorde de gols por seleções. Sinto-me honrado pelo fato de este feito inacreditável pertencer ao Ronaldo – um grande campeão do futebol e um humanista que inspira e tem impacto em várias vidas pelo mundo”, escreveu o ex-jogador.
Nesta mesma edição da Euro, Cristiano já havia batido o recorde de artilheiro da competição, que antes pertencia ao francês Michel Platini, com nove. Com os gols desta quarta, o craque português chegou a 14 e terá a chance de ampliar a marca na fase final – além de buscar o bicampeonato. Cristiano Ronaldo também é o maior artilheiro da história da Liga dos Campeões (134), do Real Madrid (450), da seleção portuguesa (109), e até mesmo da história do futebol em jogos oficiais (783) – ultrapassou os 767 de Pelé em março.
Contando artilharias possíveis, dos campeonatos que Cristiano Ronaldo disputou ou disputa, lhe falta uma especial: o da Copa do Mundo. Ele tem seis gols em quatro Mundiais disputados, dez a menos que o recordista, o alemão Miroslav Klose. Na Série A italiana, o jogador da Juventus tem 81 tentos, bem atrás do recordista Silvio Piola com 274. Na liga espanhola, marcou 311 vezes pelo Real Madrid, atrás apenas de Lionel Messi, do Barcelona, que está com 474.
Dono de cinco Bolas de Ouro como melhor jogador do mundo, Cristiano também tem uma galeria invejável de conquistas coletivas. Cristiano tem cinco troféus das Ligas dos Campeões (uma pelo Manchester United e quatro pelo Real Madrid), quatro Mundiais de Clubes, sete ligas nacionais (somando passagens por Inglaterra, Espanha e Itália) e a Eurocopa de 2016 por Portugal, entre tantos outros. Neste sentido, a Copa do Mundo também é o único entrave da carreira do jogador. Em 2022, ele deve realizar sua última tentativa, aos 37 anos. Alguém ousaria duvidar de CR7?