Ainda não foi dito oficialmente, mas dirigentes do futebol mundial, reunidos em Zurique para a primeira reunião do ano, junto com a entrega dos prêmios de melhor do ano da Fifa, já definiram que a Copa, a partir de 2026, terá 48 seleções participantes.
O formato do torneio e formato das Eliminatórias serão definidas, muito provavelmente, na reunião de dirigentes em março.
Contudo, os dirigentes já deram ideia de como será a disputa e até das Eliminatórias. A Copa, muito provavelmente terá 16 grupos com três equipes cada, classificando dois times para a segunda fase, que já seria disputada em mata-mata. Com isso, seriam garantidos ao menos dois jogos para cada seleção, beneficiando as televisões desses países, que compram os direitos do torneio e teriam duas partidas para transmitir jogos de suas seleções.
A partir da fase seguinte, com 32 equipes, o torneio seria disputado em mata-mata até a final, em cinco fases. Com isso, o campeão jogará sete partidas, como acontece atualmente.
África e Ásia seriam os continentes que mais ganhariam vagas. Cada um teria quatro times a mais, além de um na repescagem mundial. Europa e Concacaf receberiam três vagas diretas a mais, enquanto a América do Sul receberia duas. Por fim, a Oceania teria uma vaga direta garantida.
Contudo, pelo fato de termos dez equipes na Conmebol, disputando 6,5 vagas, há uma ideia de fazer uma grande Eliminatória das Américas, juntando com a Concacaf, que daria 13 vagas para a Copa do Mundo.
Veja como seria a distribuição de vagas para a Copa de 2026
Europa: 16 vagasÁfrica: 9 vagas direitas, 1 repescagemÁsia: 8 vagas direitas, 1 repescagemAmérica do Sul: 6 vagas direitas, 1 repescagemConcacaf: 6 vagas direitas, 1 repescagemOceania: 1 vaga