Conmebol divulga áudios do VAR em Grêmio 1 x 1 Flamengo
“O calcanhar está apoiado no chão”, disse o árbitro argentino Néstor Pitana para justificar a não expulsão de Michel, do Grêmio
Assim como fez na outra semifinal da Libertadores entre River Plate e Boca Juniors, a Conmebol divulgou nesta sexta-feira, 4, os áudios dos quatro lances em que o árbitro argentino Néstor Pitana utilizou o auxílio do árbitro assistente de vídeo (VAR, na sigla em inglês) durante o empate em 1 a 1 entre Grêmio e Flamengo, na última quarta 2. O clube carioca teve três gols anulados na partida em Porto Alegre.
A primeiro lance controverso aconteceu aos 19 minutos, quando Everton Ribeiro marcou pelo Flamengo. O árbitro de vídeo, Mauro Vigliano, e seu assistente, avisaram Pitana rapidamente sobre um empurrão de Gabriel Barbosa em Walter Kannemann. “Tranquilo, vamos com toda a sequência”, diz Pitana, ao chegar à TV à beira do gramado, demonstrando calma. “Perfeito, falta clara”, diz o árbitro, pouco antes de anular o gol.
O lance mais difícil para a arbitragem aconteceu aos 23 minutos, quando Gabriel Barbosa recebeu de Bruno Henrique e mandou para as redes. “Parece estar adiantado… me dê um segundo”, disse o VAR. “Está em impedimento?”, questionou Pitana. Os auxiliares consideram que a linha traçada toca a chuteira branca de Gabigol e, por isso, confirmam o impedimento.
Aos 37 minutos, os árbitros de vídeo foram novamente acionados em um lance em que Michel, do Grêmio, pisa em Gérson. “Nestor, há indício de cartão vermelho. Gostaria que viesse avaliar”, disse Vigliano. “O calcanhar está apoiado no chão”, considerou Pitana, para justificar o cartão amarelo.
Finalmente, aos 34 minutos do segundo tempo, a arbitragem tomou sua decisão mais rápida ao dizer que Gabriel Barbosa estava claramente em impedimento ao marcar o que seria o segundo gol do Flamengo.