Conheça as grandes novidades do Salão de Genebra 2014
Superesportivo da McLaren e nova geração de perua da Volvo estão entre os lançamentos do tradicional evento, que abrirá as portas ao público na quinta
O Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça, que abre as portas ao público na quinta-feira e vai até o dia 16, está completando 109 anos de existência. Desde 1905, quando estreou – com o nome “Première Exposition Nationale Suisse de l’Automobile et du Cycle” -, o evento traz novidades para todos os gostos. Em 2014, por exemplo, máquinas superpotentes dividem espaço com conceitos refinados, peruas de perfil familiar e modelos com design futurista. Um salto notável na comparação com os primeiros anos do salão, quando os destaques eram os automóveis com motores elétricos e a vapor e o Clément-Bayard, um carro francês que se gabava dos seus 20 cv de potência.
Leia também:
Os onze Salões do Automóvel mais importantes do mundo
Hennessey Venom GT, o mais veloz do mundo: 435 km/hora
Renault Twingo terceira geração: motor traseiro e 4 portas
Mercedes Classe S Coupé: tecnologia e cristal Swarovski
Depois da edição de 1907, que foi realizada em Zurique, o evento foi interrompido até 1922. No ano seguinte, voltou com outro nome, “Salon International de l’Automobile et du Cycle. Outro intervalo ocorreu de 1939 a 1946, em função da II Guerra Mundial. O Salão de Genebra voltou em 1947 trazendo como destaques o inglês Bristol 400 e o italiano Maserati A6. A partir de 1982, o salão passou a ser realizado no centro de exposições onde permanece até hoje, o Palexpo. Ao longo de toda essa trajetória, o Salão de Genebra deu espaço a importantes lançamentos que deixaram suas marcas no mundo automotivo, como o Ford A (1928), o Renault Dauphine (1956) e o Lamborghini Aventador (2011).